Press "Enter" to skip to content

Filho de Bolsonaro, Jair Renan é alvo de operação contra lavagem de dinheiro

Última atualização 24/08/2023 | 09:47

Jair Renan, o filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro, é alvo de busca e apreensão pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária. Operação, batizada como Nexum, foi deflagrada nesta quinta-feira, 24, e investiga crimes contra a fé pública e associação criminosa.

Além do filho caçula do político, outras quatro pessoas foram alvos de busca e apreensão. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu também dois mandados de prisão preventiva.

O alvo principal da operação, e mentor do esquema, foi identificado como Maciel Carvalho. Ele é empresário de Jair Renan e coleciona registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documentos falso e disparo de arma de fogo.

Neste ano, Maciel chegou a ser alvo de duas operações da Polícia Civil: a Succedere, que investiga crimes tributários praticados por uma organização criminosa especializada em emissão ilícita de notas fiscais, e a Falso Coach, que apura uso de documentos falsos para o registro e comércio de armas de fogo e promoção de cursos e treinamento de tiro.

Já a nova operação investiga deriva dos materiais apreendidos nas operações que revelaram um esquema de fraudes com crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, com o objetivo final de blindar o patrimônio dos envolvidos. Os documentos obtidos nas últimas operações ajudaram as investigações a avançarem trazendo mais provas sobre o esquema.

Outro investigado que teve a prisão decretada encontra-se foragido, e também é procurado por crime de homicídio ocorrido em Planaltina, no Distrito Federal, segundo a polícia.