Filho é preso suspeito de maltratar, explorar e manter em cárcere privado o próprio pai

suspeito

Um homem, de 40 anos, foi preso suspeito pelos crimes de exploração financeira, maus-tratos e cárcere privado contra o pai, de 83, portador de deficiência visual e alzheimer. De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO),  a denúncia foi realizada anonimamente, alegando que o idoso era mantido em cárcere privado no interior da residência, sem água, alimentação, energia elétrica e vestuário.

Ao receberem a denúncia, a corporação imediatamente foi ao encontro do idoso, que vivia no Setor Orlando de Morais, em Goiânia. Ao Jornal Diário do Estado (DE), o delegado Alexandre Bruno, informou que o local em que a vítima foi encontrada estava completamente abandonado, banhado na própria urina e fezes, junto a três cães, os quais também estavam abandonados com inúmeras lesões pelo corpo.

“Nós encontramos muitos invólucros de pinga, também cachimbo para uso de craque e pontas de cigarro de maconha. Lá dentro não tinha água, não tinha energia, não tinha roupa novas para o idoso. Então, ele fazia as necessidades e urinava na roupa do corpo”, contou o delegado Alexandre.

O idoso recebia alimentação dos vizinhos por cima do muro da casa, pois ele vivia trancado no imóvel e recebia a visita do filho esporadicamente. A vítima estava completamente transtornada, impossibilitada de se comunicar e disputava com os cães restos de comida lançados no chão pelo autuado.

A equipe de policiais montaram campana próximo ao imóvel e cinco horas depois prendeu o suspeito, e apreendeu o cartão bancário de recebimento de proventos da vítima. O delegado Bruno informou que solicitou a conversão de prisão em flagrante para preventiva.

O idoso, com muita luta, foi morar com um sobrinho enquanto espera por uma vaga em um asilo. Já o suspeito continua preso na Agência Prisional do Centro Penitenciário de Atividades Industriais do Estado de Goiás (CEPAIGO) de Aparecida de Goiânia, e caso seja condenado, poderá pegar até 30 anos de prisão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp