Press "Enter" to skip to content

Filhote morto é comido em abrigo com 16 cães em situação de abandono

Última atualização 25/08/2023 | 15:00

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Proteção Animal (GPA) da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), prendeu em flagrante no dia 24 de agosto uma mulher de 23 anos por maus tratos a animais. Ela era a tutora de um abrigo em cerca de 20 cães vivendo em condições deploráveis.

No decorrer da operação, os agentes constataram a presença de 16 cães, sendo 12 adultos e quatro filhotes. Infelizmente, um dos filhotes estava morto e foi comido pelos outros animais famintos. Os cães estavam expostos a ambientes sujos, com ração desordenada no chão e sem abrigo adequado para protegê-los das condições climáticas adversas.

A prisão ocorreu em decorrência de denúncia, feita por meio do disque denúncia 197, na região do Setor Centro-Oeste. Os animais estavam cercados por sujeira, com ração espalhada pelo chão e sem acesso à água. Alguns exibiam sinais de magreza, mesmo com comida disponível.

A tutora, conforme relatos, visitava o local apenas uma vez por semana. Durante o interrogatório, a mulher alegou que frequentava o local em dias alternados para realizar a limpeza, e afirmou ter se mudado há duas semanas devido a uma suposta ameaça. Contudo, as autoridades não encontraram evidências que comprovassem suas alegações.

Diante das evidências colhidas pela perícia, a mulher foi conduzida ao GPA e autuada em flagrante. O filhote que foi encontrado sem vida foi recolhido pelo Instituto de Criminalísticas. A Divisão de Vigilância e Controle em Zoonozes foi acionada para resgatar os 15 cães sobreviventes.

A mulher enfrentará acusações de acordo com a legislação vigente, podendo ser condenada a até cinco anos de prisão por sua participação nos atos de maus-tratos a animais. A ação da Polícia Civil ressalta o compromisso das autoridades com a proteção dos direitos dos animais e o combate a crimes contra o meio ambiente.