Filhote semialbino de baleia-franca ao lado da mãe em SC: cena rara; VÍDEO

filhote-semialbino-de-baleia-franca-ao-lado-da-mae-em-sc3A-cena-rara3B-video

Cena rara: filhote semialbino de baleia-franca é flagrado ao lado da mãe no litoral de SC; VÍDEO

Em média, apenas um filhote com essas características é visto a cada duas temporadas da espéce na costa brasileira.

Filhote semialbino de baleia-franca é flagrado ao lado da mãe em SC; VÍDEO

Um filhote semialbino de baleia-franca foi flagrado ao lado da mãe na manhã deste domingo (13), na Praia do Cardoso, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O registro foi feito por drone pelo fotógrafo Josimar dos Santos, que descreveu o momento como inesquecível.

Segundo o Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca), esse tipo de ocorrência é raro: em média, apenas um filhote com essas características é visto a cada duas temporadas da espécie na costa brasileira.

A característica genética ocorre, geralmente, em machos que nascem de mães com manchas cinzas. Conforme o ProFranca, as baleias semialbinas ficam acinzentadas quando crescem.

Ao DE, Josimar contou que dois amigos estavam caminhando pela praia quando avistaram o filhote branco na água e o chamaram para registrar a cena. “Quando conseguimos localizar a mãe e o filhote, tivemos um visual espetacular”, disse.

O fotógrafo também destacou a emoção do momento e conta que foi a primeira vez que presenciou o fenômeno. “Registrar esses momentos é sempre incrível. Muitas baleias têm passado pelo Farol de Santa Marta nesta temporada, mas com certeza essa será uma das mais marcantes. Foi um sonho realizado, porque todos os dias busco registros únicos como esse”, concluiu.

A ESPÉCIE

Animais da espécie realizam grandes migrações no Hemisfério Sul, entre suas áreas de alimentação e reprodução, e passam a maior parte do tempo submersas. As baleias costumam aparecer entre julho e novembro para dar à luz e amamentar os filhotes.

De acordo com o ProFranca, cerca de 10% da população de baleias-francas-austrais que frequenta as áreas de concentração reprodutiva apresentam manchas brancas no ventre e no mento. Esses sinais, porém, podem ocorrer em todo o corpo, resultando em indivíduos parcialmente albinos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp