Filhotes de Lobo-guará nascem em zoológico de Goiânia

Eles integram o programa de conservação da espécie, que tem como objetivo garantir a manutenção do banco genético.

Quatro filhotes de lobos-guará são os novos moradores do Zoológico de Goiânia. Eles integram um programa de conservação da espécie Lobo-guará, firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), ao qual o Zoológico de Goiânia é membro, em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Jr., o programa prevê que apenas zoológicos associados à Azab possam participar de manejo fora do ambiente natural do animal.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

“O objetivo é garantir a manutenção de Populações de Segurança (banco genético) para fins de conservação. Para isso, nos comprometemos a seguir as recomendações dos comitês para as ações necessárias, visando manter esses animais nas melhores condições possíveis”, explica ele.

LEIA TAMBÉM

• Zoológico de Goiânia conta com bilheteria extra• Final de semana promete ser agitado com grandes músicos, em Goiânia• Vídeo: Mãe é atropelada e filhote de lobo-guará é resgatado, em Caiapônia

Para Valdery, a reprodução do Lobo-guará em cativeiro em Goiânia é uma grande conquista e comprova o quanto os animais estão saudáveis e bem cuidados. “Para nós, é importante não só acolher esses animais que aqui chegaram órfãos, vítimas de atropelamentos, acidentes ou tráfico, mas contribuir com a preservação das espécies e também para que através da reprodução desses animais seja possível o repovoamento de áreas onde já não existem mais”, destaca o presidente da Agetul.

No Zoológico de Goiânia também podem ser encontradas espécies como macaco-aranha-de-testa-branca, tamanduá-bandeira, onça-pintada e ararajuba.

Tags: