Filipe Luís pode treinar clubes europeus? Flamengo tem plano B caso não haja acordo? Entenda
Nova reunião no domingo aproximou técnico da renovação, mas ainda há detalhes a serem discutidos; clube quer bater o martelo nesta semana
Manu Ribeiro atualiza informações sobre Filipe Luís: “Teve nova reunião” [https://s03.video.glbimg.com/x240/14199734.jpg]
Filipe Luís, sempre que perguntado sobre o sonho de voltar a trabalhar na Europa, foi sincero e disse que este é um dos seus objetivos como treinador. Também deixou claro que no momento quer dar continuidade ao trabalho no Flamengo [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/]. Mas, com a negociação pela renovação arrastada, o futebol europeu é uma possibilidade real para o treinador?
Uma transferência para a Europa agora não seria simples. Filipe Luís tem as Licenças A e B e está concluindo a Licença PRO da CBF Academy. O treinador do Flamengo, porém, ainda não tem experiência necessária exigida pela Uefa para trabalhar.
Este último curso até permitiria a Filipe trabalhar no Velho Continente, mas o acordo entre as entidades prevê três anos de experiência como técnico em um time de primeira divisão ou seleção e também ter uma proposta formal de um clube de primeira ou segunda divisão ou seleção na Europa.
Filipe Luís não tem nenhuma destas credenciais. Ele até poderia tentar uma manobra, com seu auxiliar e braço direito, o espanhol Ivan Palanco, assinando como treinador, mas não é uma opção agora, e o técnico também não tem propostas na mesa. É meio de temporada na Europa, e o brasileiro não quer pegar um projeto em andamento. A preferência seria por uma transferência no meio de 2026 ou 2027.
Outro caminho seria tirar a Licença PRO da Uefa na Europa. Para fazer o curso, no entanto, ele teria que se afastar do Flamengo e dar um tempo na carreira até concluir a formação. Isso não é considerado por Filipe Luís neste momento.
FLAMENGO TEM PLANO B, MAS CONFIA EM RENOVAÇÃO
Uma reunião entre as partes no domingo terminou com otimismo do lado do clube, que entende que houve uma grande aproximação entre as partes. Ainda não há acordo, mas Flamengo e Filipe Luís deram mais um passo de encontro aos valores, principal pendência da negociação. De qualquer forma, outras cláusulas, como tempo de contrato e multa, seguem em discussão.
Tanto Filipe quanto Flamengo cederam ao longo das conversas, mas o posicionamento do treinador na mesa de negociação não deve sofrer muitas mudanças. Caberá ao clube apresentar um número final que esteja dentro do que o técnico quer receber.
O Flamengo entende que ainda há espaço para conversar e chegar a um entendimento e vai esgotar todas as energias na manutenção do técnico. O planejamento de 2026, inclusive, já tem dedo de Filipe e depende da renovação para ser acelerado.
Caso não haja acordo e o Flamengo entenda que não valerá esticar mais a corda, a diretoria trabalha com um plano B e já mapeou outros treinadores. Esta opção, porém, está adormecida por enquanto.
Assista: tudo sobre o Flamengo no GE, na Globo e no sportv. Ouça o Podcast do GE Flamengo. Confira mais notícias do time rubro-negro no ge.




