O curta-metragem ‘O Malabarista’, do diretor goiano Iuri Moreno, foi o vencedor da Mostra Olhar Brasilis, no 17º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, em São Paulo. O evento, que terminou neste fim de semana, contou coma exibição de 68 filmes de todo País e também da região em 105 sessões.
‘O Malabarista’, filme escolhido pelo público que compareceu às salas de exibição, retrata fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos.
O Festival
A edição 2019 do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos marcou a estreia de um novo formato, descentralizado, ampliando a ocupação de territórios e facilitou o acesso da população ao audiovisual, resultando em salas lotadas em diversos espaços da cidade.
Uma das novidades foi a Tenda Cinelândia, com 200 lugares, especialmente idealizada para o evento. Instalada como um cinema de rua na Praça dos Bandeiras, na Praia do Gonzaga, ela renova a ligação histórica do bairro com a sétima arte.
O festival também exibiu filmes nas novas salas de cinema das Vilas Criativas da Penha, Vila Progresso e Vila Nova; no Instituto Arte no Dique, no Centro Cultural da Zona Noroeste, no Cine Arte Posto 4 e no Sesc Santos. Oficinas de audiovisual e mostras especiais de animação, longa e média-metragem completaram a programação.