Filme “Synonymes” marca o lançamento da 13ª Mostra “O Amor, A Morte e As Paixões”

Com o objetivo de promover a diversidade na sétima arte, a pré-estreia do filme israelense Synonymes marca o lançamento da Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, na próxima quarta-feira (20/11), às 19h30, no Cinema Lumière do Banana Shopping. O filme é uma preparação para a Mostra, que acontecerá entre os dias 12 a 26 de fevereiro de 2020.

‘Synonymes’ é vencedor do Festival de Berlim (Foto: Divulgação)

O longa-metragem, que tem direção de Nadav Lapid, foi Premiado com o Urso de Ouro no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O drama conta a história de Yoav, um jovem israelense, que viaja à Paris, auxiliado por seu fiel dicionário franco-israelense, esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Synonymes foi premiado também, pela Federação Internacional de Críticos (Fipresci).

A Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, que está em sua 13ª edição, exibirá produções com uma grande diversidade de gêneros em pré-estreia nacional, com indicações para Oscar e títulos vencedores de premiações nacionais e internacionais, como Synonymes. As temáticas representadas na maior parte serão: ascensão do universo feminino, filmes neorromânticos, contemporâneos e o melhor da cultura oriental.

Confira o trailer do filme israelense.

“O público vai ter o melhor do cinema mundial. Hoje, nossa Mostra é a terceira mais importante no país, depois do Rio de Janeiro e São Paulo (mostras que lançam filmes). Estamos elaborando uma lista de aproximadamente 100 filmes para as pessoas curtirem, se emocionarem e refletirem. Nosso objetivo não é só exibir as produções, mas também realizar debates e palestras, formando um público que aprecia a sétima arte”, garante o curador Lisandro Nogueira.

Alguns filmes serão apresentados com participação de autores, atores ou diretores convidados que estarão em Goiânia especialmente para a ocasião. A ideia é promover debates, motivar reflexões, entreter, comover e inquietar os espectadores.

“Cinema é sinônimo de experiências únicas e inesquecíveis, de encontros e reencontros aliados a magia de muitas histórias que nos fazem refletir, nos emocionar e sorrir. E essa Mostra, com produções renomadas e variadas, busca despertar todos esses sentimentos. Por isso, é um dos eventos culturais mais esperados do ano pelos goianos”, comenta o CEO da rede Lumière, Gerson Santos.

Sobre a mostra

Mostra O Amor, A Morte e As Paixões foi criada em 2001, pelo diretor da rede Cinemas Lumière, Gerson Santos, e pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás, Lisandro Nogueira. O evento exibe todas as vertentes do Cinema: desde os indicados para o Oscar passando pelos mais importantes festivais de cinema como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, Mostra de São Paulo e Rio de Janeiro. Também são exibidos filmes feitos em Goiás (ano passado foram lançados seis longas feitos no estado). Na 12ª Mostra, foram exibidos 87 filmes em 347 sessões, 11 debates e recebeu um público de mais de 34 mil espectadores.

Sobre a Rede Lumière

Há 26 anos no mercado, a rede de Cinemas Lumière se destaca como a maior do Estado de Goiás em número de salas. Possui capacidade para receber mais de 7 mil pessoas por sessão, 35 mil pessoas por dia, 1 milhão e 50 mil pessoas por mês somente nas unidades do Centro-Oeste. Atualmente, a empresa possui 12 complexos, sendo cinco em Goiânia, um em Luziânia e outro em Catalão, no interior de Goiás, e também nas cidades de Catanduva (SP), Maceió (AL), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Palmas (TO).

SERVIÇO

Lançamento da 13ª Mostra O Amor, A Morte e As Paixões com a pré-estreia do filme Synonymes

Data: Quarta-feira (20/11)

Horário: às 19h30

Local: Cinema Lumière do Banana Shopping (Avenida Araguaia, Nº 376, Setor Central)

Ingressos: R$ 12,00 (podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no site www.cinemaslumiere.com.br)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos