Filmes para o aquecimento de Star Wars – Episódio VIII

Lista reúne obras que influenciaram Star Wars e ficção científica

14 de dezembro é a data de estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi (Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi). Enquanto a produção estrelada por Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn) e Adam Driver (Kylo Ren) não chega às salas pelo país, preparamos uma lista de 5 filmes que influenciaram a obra de George Lucas ou que ao menos deixaram um rastro de importância na ficção científica.

Os Sete Samurais (Shichinin no Samurai, 1954) – Akira Kurosawa

Kurosawa é amplamente lembrado como o mais importante cineasta japonês de todos os tempos, e Os Sete Samurais é sempre citado como o mais emblemático de seus filmes. Quando George Lucas pensou o visual dos stormtroopers, se baseou na imagem clássica dos samurais japoneses.

Além disso, o mestre Yoda é baseado em Kambei Shimada, personagem do filme japonês. Outra curiosa semelhança está na aparência das espadas japonesas com os sabres de luz da Velha República e do Império Galáctico.

Outro filme de Akira Kurosawa que inspirou George Lucas foi A Fortaleza Escondida, lançado em 1958. O filme acompanha dois camponeses atrapalhados, cujas personalidades em muito se confundem com as ações dos droides R2-D2 e C3-PO.

Em Os Sete Samurais, uma tribo de camponeses procura a ajuda de guerreiros para se defender de ladrões do campo.

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968) – Stanley Kubrick

Filme icônico da ficção científica que inspirou todo o estilo com visuais realistas do espaço e das máquinas. O próprio George Lucas admitiu que não teve coragem de realizar algo tão questionador e provocador como 2001.

A produção de Kubrick acompanha, com cortes no tempo, a trajetória da humanidade e das tecnologias, e da capacidade humana de chegar ao espaço graças às inovações, que também podem significar violência e morte. O computador HAL-9000 é a inspiração primária para a noção de inteligência artificial e os perigos que ela pode oferecer, e repercute em obras como O Exterminador do Futuro.

2001 e Star Wars se diferenciam muito em ritmo. As naves graciosas, silenciosas e lentas de 2001 fazem um contraponto ao barulho, velocidade e aerodinâmica do trabalho de George Lucas.

Solaris (idem, 1972) – Andrei Tarkovsky

“Antítese de 2001” é uma boa definição para a produção do diretor russo, considerado o mais importante cineasta do período soviético desde Serguei Einsenstein. Tarkovsky considerava “estéril” o filme de Kubrick e preferia usar conceitos da ficção científica para abordar algo mais complexo que o espaço: a mente humana e suas memórias.

A produção é inspirada no livro de mesmo nome, de autoria de Stanislaw Lem, e acompanha um homem que é enviado à base científica que orbita o planeta Solaris. Os pesquisadores descobriram que o planeta, uma imensa superfície oceânica, possui um cérebro que manipula as mentes das pessoas próximas, disparando memórias e reflexos do passado sobre o presente.

A memória é uma temática comum nos filmes de Tarkovsky, que realizou O Espelho em 1975, considerado seu melhor filme e um trabalho autobiográfico.

Metrópolis (Metropolis, 1927) – Fritz Lang

Marco do Expressionismo Alemão, uma importante vanguarda do cinema, o filme de Fritz Lang elabora uma grande distopia social, que se tornou um padrão para muitas obras futuras da ficção científica.

Uma sociedade dividida entre trabalhadores e poderosos, onde os primeiros vivem em condições precárias, é o palco da narrativa. Aqui, lendas apocalípticas e o fim do mundo organizado parecem antecipar a ascensão do nazismo e da Segunda Guerra Mundial, que provocariam sérios prejuízos políticos e de direitos humanos ao povo alemão.

Esse sempre foi um dos filmes favoritos de George Lucas, que se inspirou na máquina-humana Maria para moldar o design do droide C3-PO.

Casablanca (idem, 1942) – Michael Curtiz

O romance co-estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman é uma das produções mais queridas de Hollywood, pois acenava à esperança de dias melhores no contexto da Segunda Guerra Mundial. Clichês como um romance em Paris, a paixão proibida e o cafajeste solitário são trabalhados com primazia em um dos melhores roteiros já escritos às telonas.

Além disso, a composição de Herman Hupfeld “As Time Goes By”, parte da trilha, e interpretada anos depois por Frank Sinatra serve até hoje de música de fundo para a tradicional abertura da Warner Bros.

Em Star Wars, o desenho original de Jabba the Hutt mostrava o personagem usando um chapéu igual ao do Mr. Ferrari, interpretado no filme de Curtiz por Sydney Greenstreet. Já o personagem Han Solo, interpretado por Harrison Ford, foi baseado no papel de Humphrey Bogart.

Gustavo Motta

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Filmes lançados nos cinemas essa semana no Brasil

🎥🍿 Este final de semana promete ser cheio de emoções nas telonas dos cinemas brasileiros! Entre as estreias mais aguardadas está “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, que promete ser cheio de ação e reviravoltas. Além disso, As Viúvas Negras” traz um elenco poderoso de mulheres numa trama cheia de mistérios e suspense.

🚀 Os fãs de sci-fi podem se animar com “Mundo em Caos”, um filme que mistura ficção científica com suspense e emoção. Já para os que preferem uma comédia romântica, “Sim Fui Eu” promete arrancar boas risadas do público com seu humor inteligente e situações hilárias.

👻 E para os amantes do terror, “Uma Casa no Campo” chega aos cinemas com uma trama aterrorizante que promete deixar os espectadores com os cabelos em pé.É, sem dúvida, um final de semana recheado de opções para todos os gostos cinematográficos!

🤩 Não perca a chance de conferir essas e outras estreias que prometem agitar as telonas e proporcionar momentos inesquecíveis para o público. É hora de pegar a pipoca, escolher o seu filme favorito e mergulhar no mundo mágico do cinema!🎬🌟

🎉 Então, prepara-se para uma maratona de filmes incríveis e emocionantes que estão chegando às telas dos cinemas do Brasil neste final de semana. Com tantas opções diferentes, com certeza haverá um filme que vai te conquistar e garantir diversão para toda a família. Aproveite cada minuto desse momento especial e mergulhe nas histórias e aventuras que os filmes têm a oferecer.📽️✨

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp