Press "Enter" to skip to content

Fim da janela partidária: veja como ficou divisão da Câmara de Goiânia

Última atualização 15/04/2024 | 18:19

Na esteira do encerramento da janela partidária, que terminou no dia 5 deste mês de abril, a composição da Câmara Municipal de Goiânia sofreu mudanças significativas. Agora, finado o prazo para troca, apenas 12 siglas seguem representadas no plenário. Quatro partidos perderam sua representação na Casa: Agir, PSD, PSB e PP.

Na última sexta-feira, 12, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou a diplomação de três novos vereadores. As decisões judiciais relacionadas ao descumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020 trazem mais novidades no cenário atual da Casa.

As mudanças de partido político são estratégicas. O objetivo é a formação de chapas, tendo em vistas as eleições municipais que acontecem em outubro deste ano. Vale lembrar que, a partir de 2024, o número de vereadores em Goiânia passará dos atuais 35 para 37.

Líder

Considerando o quadro atual, o MDB se destaca como a maior bancada na Câmara de Goiânia, crescendo para 10 vereadores em sua bancada, com a recém diplomação de Bill Guerra. O Solidariedade (SD) mantém sete representantes, embora vá perder Paulo Henrique da Farmácia, cujo mandato foi cassado por não cumprir a cota de gênero.

Com três representantes cada, aparecem em terceiro lugar o PRD – do presidente da Câmara, Romário Policarpo –, o Republicanos e o União Brasil (UB). O PRD perdeu o vereador Pastor Wilson, que havia deixado o PMB, mas, por outro lado, vai receber Markim Goyá, que será diplomado nesta sexta-feira.

O Democracia Cristã (DC), o PDT e a federação PSDB-Cidadania têm dois integrantes cada. PT, Avante, Podemos e PL têm um vereador cada. Com as diplomações desta sexta-feira, no entanto, o PDT perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB) e o PT ganhará mais uma cadeira, com o ingresso de Fabrício Rosa (eleito pelo PSOL).

Veja lista:

MDB

Anselmo Pereira

Dr. Gian

Henrique Alves

Kleybe Morais

Anderson Sales – Bokão (ex-SD)

Igor Franco (ex-SD)

Luciula do Recanto (ex-PSD)

Sandes Júnior (ex-PP)

Sargento Novandir (ex-Avante)

Observação: com o ingresso de Bill Guerra, o partido passa a ter 10 representantes.

Solidariedade

Joãozinho Guimarães

Ronilson Reis

Leandro Sena (estava sem partido)

Leo José (ex-Republicanos)

Raphael da Saúde (ex-DC)

Welton Lemos (ex-Podemos)

Paulo Henrique da Farmácia (ex-Agir)

Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Paulo Henrique da Farmácia.

PRD

Cabo Senna

Romário Policarpo

Pastor Wilson (ex-PMB)

Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Pastor Wilson e ganhará o vereador Markim Goyá.

Republicanos

Geverson Abel

Isaías Ribeiro

Sabrina Garcez

União Brasil

Paulo Magalhães

Denício Trindade (ex-MDB)

Lucas Kitão (ex-PSD)

Democracia Cristã

Wellington Bessa

Izídio Alves (ex-MDB)

Federação PSDB-Cidadania

Pedro Azulão Júnior (ex-PSB)

Aava Santiago

PT

Kátia

Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido ganhará o vereador Fabrício Rosa (ex-PSOL).

PDT

Juarez Lopes

Edgar Duarte (ex-PMB)

Observação: com a efetivação das decisões judiciais por descumprimento da cota de gênero, o partido perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB).

Avante

Thialu Guiotti

Podemos

Léia Klebia

PL

Willian Veloso