Press "Enter" to skip to content

Fim de ano aumenta demanda de passageiros em 29% no aeroporto de Goiânia

Última atualização 13/01/2023 | 17:47

O aeroporto de Goiânia teve 29% de aumento de passageiros comparado ao ano anterior ao início da pandemia. A alavancada coincide com o período de férias escolares e festas de fim de ano. Ao todo, foram mais de 191 mil pessoas embarcando e desembarcando no terminal entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 06 de janeiro, de acordo com a CCR Aeroportos.

Prevendo a demanda, novas rotas foram lançadas para o Nordeste no fim do ano passado e mais voos direcionados para destinos bastante procurados. Os goianos têm voos direto para Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa, e contam com mais opções para Rio de Janeiro, Palmas, Porto Alegre e Fortaleza.

A movimentação aconteceu mesmo em meio ao reajuste acumulado acima dos 40% das passagens aéreas nos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O preço mais salgado foi justificado pela alta dos combustíveis de avião, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Esse item é responsável por 40% do preço de um bilhete. Fatores como demanda reprimida e inflação também entram na conta.

Uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que a preferência dos goianos é por atrativos turísticos durante o verão nos estado da Bahia, seguidos do Ceará e Alagoas. A pasta recomenda para a estação destinos como as praias do Sudeste e Nordeste, as praias do Rio Tapajós, como a vila de Alter do Chão, e ainda os Parques Nacional da Chapada do Guimarães (MT), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), e o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA).