Fim de Semana: Melhores do mundo eliminados da Copa 2018

O final de semana de jogos da Copa do Mundo Rússia 2018 foi surpreendente para a maioria. No sábado, dois dos melhores jogadores do mundo voltaram pra casa. Com as seleções de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi eliminadas, França e Uruguai garantiram seus lugares nas quartas de finais.

A seleção francesa, que terminou como primeira do grupo C, contou com Mbappé, autor de dois gols. O craque francês, se destacou no 4×3 contra a Argentina sendo o jogador mais jovem a atuar no Mundial este ano.

Reprodução

Já o Uruguai eliminou Portugal com dois gols de Cavani. França e Uruguai se enfrentam na próxima sexta-feira (06), às 11h, para decidir quem vai à semi-final.

À tarde, os dois jogos foram decididos nos pênaltis. Espanha e Rússia empataram na prorrogação por 1 à 1. Ao perder o terceiro pênalti espanhol, por Koke, a Rússia levou vantagem e nem precisou chegar à quinta tentativa, quando Iago Aspas errou o último chute.  A partida marcou a saída de Piqué, que a partir de agora vai se dedicar apenas ao Barcelona. O autor do gol das quartas de final, o espanhol Iniesta, também se despediu da seleção aos 34 anos. Com o contrato já encerrado no Barça, ele terminará a carreira jogando no time japonês, Vissel Kobe.

A Croácia também se classificou para as quartas e eliminou a Dinamarca por 3 x 2 nos pênaltis. O croata Subasic venceu o duelo de goleiros ao pegar mais cobranças que Schmeichel. Agora, Rússia e Croácia se enfrentam no próximo sábado às 15h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp