Fim de semana terá tempestades intensas no Sudeste e Centro-Oeste; Inmet emite alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja para tempestades que devem atingir Estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul do Brasil neste fim de semana. A previsão é de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 100 milímetros, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

Áreas e horários de alerta

Os alertas foram divididos em dois períodos:

  • Até 12h de sábado (12/10): Alerta válido para boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro), Mato Grosso do Sul, além do sul de Goiás e Mato Grosso.
  • Até 10h de domingo (13/10): Abrange a metade norte do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, a Zona da Mata mineira, além de grande parte de Goiás e Mato Grosso.

Nas capitais Rio de Janeiro, Vitória e Brasília, a previsão é de chuva ao longo do sábado, com sol apenas pela manhã. Outras cidades como Belo Horizonte (MG), Macaé (RJ) e Mimoso do Sul (ES) devem enfrentar temporais intensos. Em localidades como Ribeirão Preto, Cuiabá, Palmas e Redenção (PA), a chuva será menos intensa.

Orientações e recomendações

Em situações de vento forte, o Inmet orienta:

  • Evitar abrigo debaixo de árvores para reduzir o risco de quedas e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
  • Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

As tempestades estão relacionadas à circulação de ventos, à presença de uma frente fria e à umidade trazida da Amazônia. O Inmet poderá atualizar os alertas conforme o avanço das instabilidades ao longo do fim de semana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vice-governador Daniel Vilela prestigia penúltima etapa da temporada do Stock Car

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, voltou a ser o centro das atenções do automobilismo nacional ao receber a penúltima etapa da Stock Car Pro Series, neste domingo, 24. Reconhecido por sua estrutura de excelência e pela receptividade do público goiano, o autódromo consolida a capital de Goiás como um destino obrigatório no circuito esportivo brasileiro.
 
Durante o evento, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância da competição para o estado. “Goiás reafirma seu potencial para sediar grandes competições. Nossa estrutura e a paixão do público goiano pelo esporte fazem toda a diferença,” afirmou Daniel. O primeiro lugar da corrida principal ficou com Gaetano di Mauro, que recebeu o troféu das mãos de Daniel Vilela. Ricardo Mauricio e Guilherme Salas completaram o pódio.
 
A etapa deste domingo foi decisiva para os pilotos que buscaram garantir vaga na final, marcada para dezembro, em Interlagos, São Paulo. Em toda esta temporada do circuito, Goiânia foi a cidade que mais sediou as competições, tendo sido anfitriã por três vezes. Segundo o vice-governador, a previsão é trabalhar para manter a capital goiana como protagonista no esporte nacional.
 
“Vamos fechar o autódromo em janeiro para fazer uma grande reforma, a fim de receber eventos nacionais e, até mesmo, internacionais. Portanto, vamos seguir, cada vez mais, na rota dos grandes eventos do automobilismo brasileiro e internacional, o que consolida Goiânia e o Estado de Goiás como palco de grandes eventos, rota de entretenimento e de muitas oportunidades,” explicou Daniel Vilela.
 
Segundo o secretário estadual de esporte e lazer, Rudson Rosa Guerra, a escolha de Goiânia como palco por três vezes da disputa, inclusive na frente da capital paulista, que detém o maior autódromo do país, “demonstra a seriedade com que o Governo de Goiás conduz o setor esportivo.” Ele ainda comentou que “o governador Ronaldo Caiado vem trabalhando muito nessa questão, tendo como grande aliado o vice, Daniel Vilela, que atua não apenas pelo autódromo, mas também na revitalização do Serra Dourada.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp