Final da Supercopa da Espanha: Real Madrid x Barcelona, quem levará a taça?

A final da Supercopa da Espanha está definida. Real Madrid e Barcelona se enfrentam no próximo domingo (12/1), às 16h, no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. O Real Madrid garantiu sua vaga na final após vencer o Mallorca por 3 x 0, com gols de Bellingham, Valjent e Rodrygo. O confronto será a 18ª vez que as equipes se enfrentarão nessa competição, com um histórico favorável ao Real Madrid.

No jogo contra o Mallorca, o Real Madrid dominou no segundo tempo e conseguiu construir o placar que o levou à final. Jude Bellingham abriu o marcador aos 18 minutos do segundo tempo, seguido por um gol contra de Valjent e outro de Rodrygo nos acréscimos. A partida foi emocionante e mostrou o poder ofensivo da equipe merengue.

Enquanto isso, o Barcelona assegurou sua vaga na final ao vencer o Athletic Bilbao por 2 x 0. Os gols foram marcados por Gavi e Lamine Yamal. Será a 17ª vez que Real Madrid e Barcelona se enfrentarão na Supercopa da Espanha, com uma vantagem histórica para o Real Madrid, que acumula 10 vitórias contra cinco do Barcelona, além de dois empates.

Em 2024, o Real Madrid venceu o Barcelona na final da Supercopa com um show de Vini Jr., que marcou três gols no El Clásico. Essa vitória garantiu o 13º troféu da competição para os merengues. A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona é uma das mais intensas do mundo do futebol, e a final da Supercopa promete muita emoção e disputa.

Fique por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes assinando o canal de esportes do Metrópoles no Telegram e seguindo o perfil de esportes do Metrópoles no Instagram. Não perca nenhum lance e receba todas as notícias diretamente no seu celular. A final entre Real Madrid e Barcelona promete ser um grande espetáculo e definirá o campeão da Supercopa da Espanha. Aguarde ansiosamente pelo confronto entre esses gigantes do futebol espanhol.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Como identificar a gravidade da intoxicação alimentar: sintomas e cuidados essenciais

Não caiu bem? Saiba como descobrir se a intoxicação alimentar é grave

Médico explica quais sintomas diferenciam uma intoxicação alimentar leve de um quadro mais sério, que exige atendimento médico de urgência

Náuseas, diarreias e dor abdominal: provavelmente você está com intoxicação alimentar. A doença acompanha ainda outros sintomas, como vômitos, febre, desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial, nos casos mais graves e é o resultado da ingestão de água ou alimentos contaminados.

O cirurgião geral e bariátrico da Clínica Gastro ABC, André Augusto Pinto, explica que agentes como vírus (rotavírus), bactérias (Salmonella, Shigella, Clostridium, E. Coli, etc) e fungos ou suas respectivas toxinas podem contaminar a água e a comida que ingerimos durante a manipulação, preparo e armazenamento dos alimentos. Além disso, alguns produtos químicos também podem causar a doença.

Contudo, a intoxicação alimentar não é o único risco que se corre ao consumir algo contaminado. De acordo com André, ingerir comida estragada pode causar uma série de doenças. “É o caso das diarreias de origem viral ou bacteriana, parasitoses intestinais, toxoplasmose e até doenças mais raras e graves, como o botulismo”, adverte o médico.

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Segundo o cirurgião geral, qualquer tipo de alimento contaminado pode causar intoxicação, principalmente os de origem animal, como carne e ovos. Isso porque eles geralmente estão armazenados e em estado de conservação há mais tempo.

“Qualquer tipo de alimento mais acondicionado e armazenado pode causar diarreia, mas os peixes, crustáceos e alimentos crus, mais sensíveis ao calor, têm uma tendência maior de causar intoxicação alimentar e diarreia”, destaca o profissional.

No entanto, não é preciso evitar determinados alimentos para prevenir a intoxicação alimentar. Na verdade, algumas medidas simples podem evitar a doença. André recomenda, por exemplo, o saneamento básico, cuidado ao preparar os alimentos e medidas básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp