Press "Enter" to skip to content

Final de semana em Goiás será de tempo instável com possibilidade de temporais

Última atualização 04/03/2022 | 18:57

A instabilidade deve ser a marca do tempo neste final de semana em Goiás. A combinação de calor e chuva se repete neste sábado e domingo (5 e 6), assim como o risco de temporais. A explicação está no efeito Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), em atuação na região Central do Brasil.

O boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) aponta para a presença de sol e variação de nebulosidade que ajudarão na formação de chuvas isoladas no estado. O documento chama a atenção para a intensidade. “Podem ser localmente fortes e vir acompanhadas de rajadas de vento e raios”, informa o texto.

Em Goiânia, a média de temperatura deve variar entre 19ºC e 29ºC no sábado, enquanto, no domingo a máxima sobe um grau e chega a 30ºC.  As maiores máximas serão nas regiões Oeste e Norte com 33ºC em todo o final de semana, inclusive com a maior concentração pluviométrica: 25 milímetros e 20 milímetros, respectivamente.

O VCAN tem causado um bloqueio atmosférico no qual a formação de chuvas ocorre com mais dificuldade, por isso a ocorrência em localidades isoladas. Além disso, a frente fria sob São Paulo e Paraná influencia por aqui com a circulação de umidade, o que gera o tempo mais nublado.