Press "Enter" to skip to content

Final de semana será de muito calor com possibilidade de pancadas de chuva e raios

Última atualização 28/10/2022 | 17:57

As condições climáticas para este final de semana prometem agradar, ao menos em tese, a todos os goianienses. Isso porque a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de áreas de instabilidade, fazendo com que ocorram pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios. 

A Cidade de Goiás, por exemplo, pode chegar a 34º, além de contar com a possibilidade de pancadas isoladas, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO). A previsão é que a cidade possa registrar até 12 mm d’água.

A capital, por outro lado, terá uma variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas, com uma temperatura máxima podendo chegar aos 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%. Devido aos efeitos do clima, o nascer do sol deve ocorrer às 05:40hs, se pondo às 18:20hs.

“Teremos áreas de instabilidade por conta de uma frente fria que passou pelo estado e espalhou bastante nebulosidade. Temos um alerta para a formação de tempestades durante o final de semana, então a população precisa ficar atenta”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Frente fria

Já a partir da segunda-feira, 31, o estado viverá uma nova onda de frio, que irá se intensificar a partir da terça-feira, 1º. A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria, que será acompanhada por uma forte massa de ar de origem polar, uma das ‘consequências’ do fenômeno ‘La Ninã’. Com isso, Goiás terá o novembro mais frio em 25 anos. 

“Essa frente fria vai trazer bastante chuva em todo estado. Vamos ter um avanço da massa polar, mas nada comparado ao que foi registrado em maio. Em Goiânia, por exemplo, pode chegar a 14º, enquanto Jataí e Rio Verde devem chegar a casa dos 12º”, concluiu André.