Press "Enter" to skip to content

Finlândia fecha metade da fronteira com a Rússia após “migração em massa”

Última atualização 16/11/2023 | 16:59

A Finlândia tomou uma medida drástica em resposta ao aumento repentino de chegadas de solicitantes de asilo da Rússia. Entre sexta-feira e sábado, o país fechará metade de seus pontos de fronteira com o país vizinho, acusando Moscou de permitir a entrada de imigrantes sem documentação.

A Guarda de Fronteira Finlandesa reportou na última terça-feira, 14, um aumento notável nas chegadas, com aproximadamente 60 requerentes de asilo desde a manhã de segunda-feira. Isso representa uma disparada significativa em comparação aos 91 indivíduos que chegaram sem os documentos exigidos nos últimos quatro meses.

O Kremlin reagiu à decisão finlandesa, expressando profundo pesar. “Lamentamos profundamente que as autoridades finlandesas tenham escolhido um caminho de distanciamento deliberado das boas relações que tínhamos”, afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, nesta quarta-feira.

No ano passado, a Finlândia implementou uma nova legislação que concede à sua Guarda de Fronteiras o poder de recusar pedidos de asilo em determinados pontos de passagem. Essa medida foi adotada como parte de um plano para conter a “imigração em massa orquestrada por outro país”.

A partir deste sábado, os solicitantes de asilo provenientes da Rússia só poderão entregar seus pedidos em duas passagens específicas da fronteira norte, de acordo com o governo.