Press "Enter" to skip to content

Fiocruz receberá em março ingredientes para produzir 30 milhões de doses da vacina AstraZeneca

Última atualização 12/03/2021 | 17:48

Nesta sexta-feira, 12, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que receberá em março o dobro da quantidade de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que estava prevista. Os ingredientes chegarão até o fim do mês, permitindo a produção de 30 milhões de doses, garantido fabricação até maio.

O IFA é o ativo mais importante para a produção da vacina, e é importado da China. A produção do componente é feita por um laboratório parceiro da farmacêutica AstraZeneca, desenvolvedora da vacina em parceria com a Universidade de Oxford. Cada lote de IFA, que chegará no Brasil, tem 256 litros e pode fazer 7,5 milhões de doses.

De acordo com a Fiocruz, para março estavam previstos dois lotes de IFA, porém a farmacêutica europeia decidiu antecipar mais dois lotes após a concessão da licença para exportação pelas autoridades chinesas.

O documento foi obtido após a atuação dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, que recebeu a informação da Fiocruz que uma remessa está prevista para chegar no Brasil amanhã, 13, não tinha sido liberada na China, devido a falta de uma licença de exportação e a conclusão de procedimentos alfandegário.

A Fiocruz realiza a produção da vacina AstraZeneca/Oxford, em razão de um acordo de encomenda tecnológica, que estima a entrega de 100,4 milhões de doses até julho. Além disso, está em curso um processo de transferência tecnológica para que a fundação produza o IFA no país.

Relembrando que, hoje a vacina produzida na Fiocruz recebeu o registro definitivo por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Fiocruz