O Flamengo convocou uma reunião do Conselho Deliberativo para uma apresentação sobre a Libra. A reunião está marcada para o dia 7 de outubro, às 18h, no Salão Nobre da Gávea. Segundo o comunicado, o clube vai abordar as ‘controvérsias existentes’ no estatuto do grupo em relação ao critério de divisão de receitas de audiência, tema que tem gerado grande repercussão no futebol brasileiro nos últimos dias. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, irá detalhar aos conselheiros a disputa e os próximos passos da diretoria, buscando esclarecer os argumentos do clube diante das acusações de outros presidentes.
Insatisfeito com a fatia de 30% à audiência do pay-per-view, o Flamengo alega que a divisão atual não reconhece devidamente seu ‘poder gerador de receitas’, representando cerca de 47% da torcida total dos times da Libra. Em decorrência disso, o clube entrou com uma ação judicial e conseguiu bloquear o pagamento de R$ 77 milhões de uma parcela dos direitos de TV do Brasileirão que seria destinada aos clubes integrantes da Libra. A diretoria argumenta que foi prejudicada pelo contrato fechado em 2024, durante a gestão do ex-presidente Rodolfo Landim.
Em resposta, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, criticou a postura do Flamengo e chegou a ironizar o clube carioca ao chamá-los de ‘terraflamistas’. Agora, a expectativa é de que a reunião do Conselho Deliberativo esclareça as informações e argumentos apresentados pelo Flamengo, buscando resolver o embate de forma transparente e buscar uma solução que seja justa para todos os envolvidos.