Adaptação e recuperação de jogadores e mais: veja como a Data Fifa pode ser útil ao Flamengo
Principal pendência é a recuperação de Pulgar, que vive expectativa de deixar o DM neste mês
As duas semanas sem jogos até a partida contra o Juventude, no dia 14 de setembro, serão importantes para o Flamengo resolver algumas pendências. A principal delas é a liberação de jogadores que estão no departamento médico, com expectativa de Pulgar avançar na recuperação e voltar a jogar antes do prazo estabelecido.
O técnico Filipe Luís disse recentemente que Pulgar poderia ficar à disposição para as quartas de final da Libertadores – o primeiro jogo contra o Estudiantes (Argentina) é no dia 18 de setembro. Portanto, esse período da Data Fifa será fundamental para o chileno.
A previsão inicial de recuperação é outubro, mas há chance de o volante voltar a treinar com o grupo antes, alimentando a expectativa de um retorno mais cedo do que o esperado.
Quem tem mais chances de deixar o departamento médico em breve é Alex Sandro. Ele lesionou a panturrilha esquerda no jogo contra o Vitória e não enfrentou o Grêmio no domingo, no empate por 1 a 1. O quadro do lateral-esquerdo não é considerado grave e ele deve reforçar o Flamengo na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.
Outro ponto a ser aproveitado por Filipe Luís é a adaptação dos reforços recém-contratados na janela. Quem mais precisava de tempo com o elenco não estará no Rio, porém: Carrascal foi convocado pela Colômbia para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas.
Dos quatro jogadores contratados nesta janela, o meia é quem ainda não conseguiu ter tantos minutos com o treinador. No domingo, Carrascal não saiu do banco de reservas. O colombiano ainda precisará de tempo para se adaptar ao futebol brasileiro e ao dia a dia do Flamengo. Ele entrou em apenas três jogos e teve pouco mais de 60 minutos em campo.
Além disso, o treinador do Flamengo aproveitará a Data Fifa para trabalhar situações de jogo que ele normalmente não tem tempo para aprofundar entre um jogo e outro.
Outra questão em aberto é a saída de jogadores. As principais janelas de transferências estão fechadas, mas ainda há mercados abertos, e o Flamengo espera propostas por alguns de seus jogadores. A principal pendência é Michael. Tanto clube quanto jogador esperavam proposta no último mês, mas nenhuma negociação avançou. Ainda há, no entanto, possibilidade de o atacante sair do clube. Michael ficou um mês e meio sem ser relacionado pelo Flamengo e voltou à lista no domingo, mas não saiu do banco.