Presidente descarta SAF no Flamengo e garante que construção da arena não vai comprometer a performance esportiva
Estádio: Bap compara Flamengo a Rolling Stones e Madonna: “O público vai atrás”
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, reforçou a intenção de construir o estádio próprio do clube, mas afirmou
que não comprometerá a performance esportiva do time por causa do investimento que terá que ser feito. O dirigente ainda comparou o Rubro-Negro a estrelas internacionais da música.
A nova gestão do Flamengo contratou duas empresas para aprofundar os estudos de viabilidade da construção da arena. O diagnóstico é que a previsão anterior estava fora da realidade.
Com as análises ainda em andamento, o Flamengo planeja pedir novo prazo à Prefeitura do Rio e à Caixa Econômica Federal para a assinatura do termo final do acordo pela compra do terreno do Gasômetro.
O presidente do Flamengo ainda assegurou que o clube não irá virar SAF para conseguir recursos para o estádio. Estão sendo feitos todos os estudos para determinar o custo total da obra antes de dar início às obras.
O clube tem se reunido semanalmente com pessoas da Prefeitura para tratar do projeto. As conversas com a Naturgy também andaram nas últimas semanas. O prefeito Eduardo Paes se comprometeu a arcar com os custos da descontaminação do terreno, e o Flamengo apresentará os números.
Passado esse processo de análises e negociações, o Flamengo dará início às obras. Os estudos em andamento são os seguintes: entorno (viário e mobiliário urbano), com validação da Polícia Militar; remanejamento da Naturgy (tubulações e subestação); descontaminação e sondagem (incluindo área da Naturgy); ajustes dos custos de fundações e limpeza do terreno.
A estimativa de custo anterior era de R$ 1,9 bilhão e foi considerada superficial pela gestão de Bap, que disse no mês passado que a obra deve chegar a pelo menos R$ 3 bilhões. O orçamento de 2025 também foi refeito incluindo os recursos para o estádio. Ao longo desse processo todo, o Flamengo garante que a performance esportiva e a soberania do clube não serão comprometidas. Em meio a todas as negociações e planejamentos, o Flamengo se mantém firme em seu propósito de construir seu estádio próprio sem que isso afete suas atividades esportivas.