Flamengo e outros 19 clubes anunciam que não votarão na eleição da CBF; saiba porque

vini

Cerca de 20 clubes de futebol da Séries A e B decidiram não participar da votação para eleição do próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcado para acontecer no próximo domingo, 25. Os clubes informaram que não irão enviar representantes para a eleição como forma de protesto contra a condução do pleito.

Os clubes são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

Em nota conjunta, os clubes pedem “democracia, transparência e representatividade” e afirmam discordar do processo de eleição.

“Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”, diz trecho da nota.

Samir Xaud

A eleição da entidade máxima do futebol tem como candidato para presidência Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. A candidatura foi registrada na manhã do último domingo, 18.

O médico conta com apoio de 25 federações – apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram – e 10 clubes. Ele é o único candidato para a eleição, já que Reinaldo Carneiro Bastos não conseguiu registrar a chapa devido a falta de apoio das federações.

A eleição está marcada para acontecer no próximo domingo, 25, às 10h30, na sede da CBF. O voto remoto será permitido para inviabilizar os clubes em rodada de Campeonato Brasileiro.

Confira a situação dos clubes na votação:

  • Clubes que apoiam Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
  • Clube neutro: Athletic (MG).
  • Clubes que não votarão em protesto: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
Outros nove clubes de futebol, que estavam inicialmente no grupo de insatisfeitos, ainda não anunciaram o posicionamento sobre a eleição. São eles: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Bragantino, Vitória, Avaí, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp