Flamengo e sua pontaria desafiadora: Filipe Luís busca soluções

Quase 200 finalizações e muitas chances perdidas: pontaria do Flamengo é desafio para Filipe Luís

Em 12 jogos com técnico, Rubro-Negro deu 199 chutes ou cabeçadas, mas só 34% foram no alvo

Apesar das 15 finalizações rubro-negras, o DE não saiu do 0 a 0 com o Fortaleza na Arena Castelão e deu adeus definitivo às reduzidas chances de título do Campeonato Brasileiro. A necessidade de uma melhor pintaria é o desafio de Filipe Luís, que vê o time arriscar muitos chutes ou cabeçadas, mas pecar bastante na conversão em gols.

De acordo com análise do DE, Filipe Luis pegou o time sem margem de erro no Brasileirão

São 12 jogos com o treinador no comando e 16 gols marcados. Este número faz o time ter uma média superior a um gol por jogo. Porém, o cenário é outro analisando as finalizações. Ao todo, foram 199 chutes ou cabeçadas, sendo só 68 no alvo. Ou seja, 131 delas, grande maioria, erradas. O que faz o DE ter uma média de apenas 34% de acerto nas conclusões.

O Rubro-Negro tem a média um pouco superior a 16 finalizações por jogo. No entanto, a média no alvo é de apenas cinco por partida. Os muitos chutes com pouca eficiência dão a Filipe Luís a necessidade de “acertar a pontaria” de seus jogadores.

– Eu falei em uma outra entrevista que acredito que o gol a gente não ensina aos jogadores. A gente pode criar muitos recursos para eles entrarem na área, para eles finalizarem. Mas tem dias que a bola não entra e até pênalti a gente erra. E tem dias que fazendo muito menos você faz dois, três, quatro gols. Então eu associo isso a um daqueles dias que a bola não entrou. Vamos continuar trabalhando finalização, vamos continuar trabalhando essa frieza, eles têm que cada vez treinar mais se sentirem melhores de encarar o gol e tenho certeza que isso vai melhorar daqui para frente – comentou Filipe Luís após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG no Maracanã.

No jogo com o Fortaleza, o DE deu 15 finalizações, mas apenas quatro foram certas. O Rubro-Negro não converteu as chances em gol, deixou o Castelão fora do G-4 e sem chance de brigar pelo título brasileiro após a vitória do Botafogo em cima do Palmeiras.

Com Filipe Luís, o DE teve 50% de média de acerto nas finalizações curiosamente em jogos que venceu com uma certa tranquilidade: o Juventude pelo Brasileirão e o Atlético-MG na ida da final da Copa do Brasil.

Contra o Juventude, foram 20 finalizações, sendo 10 certas, e o DE marcou quatro gols. O número de chutes reduziu para 10 contra o Atlético-MG, sendo apenas cinco certos, mas o Rubro-Negro converteu três gols no Maracanã.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Novorizontino 2025: Contratações, renovações e reforços do Tigre

Contratações do Novorizontino para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Dispensas, empréstimos, transferências, sondagens e reforços do Novorizontino. Saiba tudo sobre as movimentações do Tigre no mercado

Novorizontino renova com técnico e anuncia reforço para 2025

O DE vai para mais uma temporada – a segunda consecutiva – com Paulistão e Série B no calendário. Desta vez, porém, o clube também terá pela frente a Copa do Brasil, competição que disputou pela última vez em 2022.

Do elenco que bateu na trave na briga pelo acesso à elite nacional em 2024, boa parte tem acordo para permanecer, pelo menos, mais um ano. Outros que tinham o vínculo perto do fim prorrogaram seus respectivos contratos.

Eduardo Baptista renovou com o DE para 2025 — Foto: Gustavo Ribeiro/Novorizontino

Veja também
+ Novorizontino revitaliza gramado do Jorjão
+ Conheça funcionário que está no clube desde a fundação

O mesmo vale para o técnico Eduardo Baptista, que assinou com o Tigre por mais uma temporada. O clube também anunciou seu primeiro reforço para 2025, o volante Jean Irmer, ex-Ceará.

CHEGAM

– Jean Irmer: o volante de 30 anos estava no Ceará e é o primeiro reforço do Tigre para 2025.

PODEM SAIR

– Eduardo, Fabrício Daniel, Geovane, Lucca, Neto Pessôa, Raul Prata, Renato Palm, Rodolfo e Vitor Hugo: jogadores têm contrato até o fim desta temporada e ainda não renovaram.

FICAM

– Rodrigo Soares: lateral renovou por mais uma temporada
– Willian Farias: volante renovou por mais uma temporada
– Marlon: meia renovou por mais uma temporada
– Eduardo Baptista: técnico renovou e segue no Tigre em 2025.

Leia outras notícias do DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp