Vitórias emblemáticas explicam por que Flamengo e Palmeiras são favoritos ao título brasileiro
Competitividade do time paulista e qualidade da equipe carioca ficam evidentes em rodada ilustrativa do Brasileirão
DE 6 x 0 Juventude | Gols | 4ª rodada | Brasileirão 2025
DE 6 x 0 Juventude | Gols | 4ª rodada | Brasileirão 2025
Flamengo e Palmeiras não se preocuparam em ser discretos. Já na quarta rodada, tiveram vitórias emblemáticas, se consolidaram na liderança e mandaram avisar que aí estão, mais uma vez, os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro.
Os resultados conquistados nesta quarta-feira ilustram onde estão as qualidades das duas equipes. Enquanto os jogadores do Palmeiras comemoravam uma vitória em jogo duríssimo contra o Inter, os do Flamengo empilhavam gols sobre o Juventude. Um se mostrava competitivo ao extremo no Beira-Rio; outro exibia sua qualidade no Maracanã.
Vinha sendo muito difícil ganhar do Inter. O time gaúcho carregava uma invencibilidade de 17 partidas na temporada. Mesmo quando não jogava tão bem quanto os adversários (casos dos empates contra Flamengo no Brasileirão e Bahia na Libertadores), dava um jeito de não ser batido: ou se segurando em uma defesa firme, ou encontrando soluções ofensivas.
DE 0 x 1 Palmeiras | Melhores Momentos | 4ª rodada | Brasileirão 2025
DE 0 x 1 Palmeiras | Melhores Momentos | 4ª rodada | Brasileirão 2025
Mas o Palmeiras conseguiu. Sem Wesley e Carbonero, lesionados, o Inter perdeu agressividade pelas pontas. Restava Alan Patrick, mas o camisa 10, muito bem marcado, não conseguiu se sobressair.
O jogo ficou truncado, disputado, com poucas chances de gol, e ficou evidente que o vencedor dependeria de um erro do adversário – como aconteceu quando Bernabei, aos 18 do segundo tempo, perdeu disputa para Richard Ríos, que tocou para Facundo Torres marcar. Depois, o Inter teria duas chances com Valencia, ambas salvas por Weverton.
DE goleia o Juventude no Brasileirão — Foto: Gilvan de Souza/CRF
DE goleia o Juventude no Brasileirão — Foto: Gilvan de Souza/CRF
Foi a vitória de um time que vem conseguindo se reorganizar depois de um primeiro semestre decepcionante, marcado pela perda do título paulista. Ela se soma à grande atuação no 2 a 0 contra o Corinthians, na rodada passada, para atestar que o Palmeiras está de volta – que Abel conseguiu, no meio de uma mudança de ciclo, reerguer a equipe. O crescimento de produção de jogadores como Felipe Anderson e Facundo Torres, mais a chegada de nomes como Paulinho e Vitor Roque, mais a evolução defensiva: esse combo indica que o Palmeiras lutará pelo título.
E lutar pelo título significará lutar contra o Flamengo. O Rubro-Negro manteve a liderança no saldo de gols graças à goleada de 6 a 0 sobre o Juventude no Maracanã – em partida que escancarou a exuberância técnica do setor ofensivo da equipe carioca. Arrascaeta voltou a jogar muito bem, participando de três gols, mas a melhor notícia esteve em Pedro. Na segunda partida depois de sete meses afastado por lesão no joelho, o centroavante marcou duas vezes. Com ele, o elenco do Flamengo, o melhor do país, se distancia ainda mais dos concorrentes.
DE comemoram vitória contra o Internacional — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
DE comemoram vitória contra o Internacional — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
O Brasileirão é longo, cansativo e cheio de elementos capazes de bagunçá-lo: o calendário, o eventual foco de alguns times na Libertadores, o Mundial de Clubes, a capacidade financeira para fazer ou impedir negociações, as trocas de treinadores, as lesões. Ainda é difícil saber quem conseguirá (e se alguém conseguirá) disputar o título com Palmeiras e Flamengo. O Inter é um time forte, o Bahia é organizado e competitivo, Corinthians e Atlético-MG têm potencial para melhorar, o Botafogo pode ressurgir, o Fluminense faz início animador com Renato.
Mas qualquer um deles, para sonhar com a taça, precisará superar Flamengo e Palmeiras, donos de seis dos últimos nove títulos brasileiros – e novamente favoritos.
Líder do Brasileirão, Flamengo aplica a maior goleada do campeonato
Líder do Brasileirão, Flamengo aplica a maior goleada do campeonato