“Flamengo lidera como maior torcida do Brasil, seguido de perto pelo Corinthians: pesquisa DataFolha”

O Flamengo segue como o clube detentor da maior torcida do Brasil. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo DataFolha, o Rubro-Negro conta com 19% da preferência dos brasileiros, mantendo-se no topo desde 1993. No entanto, houve uma queda em relação à pesquisa anterior, onde o clube contava com 21% de torcedores declarados.

Apesar da liderança do Flamengo, o Corinthians aparece logo atrás, com 14% da preferência dos brasileiros, demonstrando uma grande proximidade na quantidade de torcedores. Já o Palmeiras conquista a terceira colocação, com 7% da torcida do país, superando o São Paulo, que possui 6%. Os times paulistas dominam o top-4, com o Palmeiras ultrapassando seu rival local na lista.

A pesquisa realizada pelo DataFolha ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios brasileiros, entre os dias 5 e 7 de novembro. Vale ressaltar que o percentual de erro é de 2% para mais ou para menos. Além dos clubes mencionados, Vasco e Grêmio contam com 4% da preferência, enquanto Santos, Cruzeiro e Internacional possuem 3%.

O ranking completo das maiores torcidas do Brasil inclui ainda Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia com 2%, Vitória e a Seleção Brasileira com 1%, e outros times com 4%. Surpreendentemente, 23% dos entrevistados declararam não torcer para nenhum time em específico.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes e receber as notícias diretamente no seu celular, não deixe de acessar o canal de esportes do Metrópoles no Telegram. E para mais conteúdos esportivos, siga também o perfil do Metrópoles no Instagram. Acompanhe de perto tudo que rola no universo esportivo e não perca nenhuma atualização importante.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PT e Centrão dividem relatorias do pacote de corte de gastos na Câmara

PT e Centrão devem dividir relatorias do pacote de corte de gastos

Deputados do PT e do Centrão devem dividir as relatorias da PEC e do
Projeto de Lei Complementar que compõem o pacote de corte de gastos.

A relatoria do pacote de corte de gastos, enviado pelo governo Lula para sinalizar o cumprimento do arcabouço fiscal, deve ser dividido entre deputados do DE na Câmara.

O pacote foi dividido pelo Palácio do Planalto em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar (PLP), ambos protocolados na Câmara nos últimos dias.

Segundo apurou a coluna, a PEC, que trata das novas regras para o abono salarial, deve ter um petista como relator. O mais cotado é o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

O parlamentar maranhense é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e foi o autor do projeto que tratou da transparência para o pagamento das emendas parlamentares.

Já o Projeto de Lei Complementar, que altera as regras do arcabouço fiscal e foi protocolado pelo líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), deve ser relatado por um deputado do DE.

Segundo lideranças petistas, os mais cotados são deputados já ligados a pautas econômicas. Entre eles, Aguinaldo Ribeiro (PB) e Cláudio Cajado (BA), ambos do Progressistas, partido de Arthur Lira (AL).

Por enquanto, o maior entrave para a tramitação do pacote são os votos. Há partidos insatisfeitos com a decisão do ministro do STF Flávio Dino que liberou o pagamento das emendas, mas com restrições.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp