Sem vitórias após três rodadas, o Flamengo tem o seu pior início da história no Carioca? Checamos!
Ainda jogando com o seu time B, o Rubro-Negro começa o estadual em penúltimo lugar. Thiago Lima faz coro a Filipe Luís sobre o Carioca: “Não tem que ter cobrança”. O Flamengo optou por começar o Campeonato Carioca com um time B, formado por garotos da base e alguns reservas, enquanto o elenco principal fazia sua pré-temporada nos Estados Unidos. Com isso, ainda não conseguiu vencer na temporada e está em penúltimo lugar na tabela.
A estratégia é parecida com a utilizada no ano passado, mas com uma diferença: em 2024, o Rubro-Negro estreou com os titulares e goleou o Audax por 4 a 0 antes de disputar dois jogos com a equipe B, que também não conseguiu vencer. Em 2025, o time de garotos e reservas começou o Carioca desde o início, enquanto a cavalaria só assume na quinta rodada. Com resultados frustrantes até para o time B, o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Boavista e Nova Iguaçu e empatou em 1 a 1 com o Madureira. Um aproveitamento de apenas 11,1% e que despertou uma curiosidade nas redes sociais: seria esse o pior início do Rubro-Negro na história do Carioca? O ge foi atrás da resposta!
Não, o Flamengo já teve outras três campanhas iguais a atual nos três primeiros jogos do estadual e uma ainda pior. Em 1931, o Rubro-Negro perdeu as três rodadas iniciais, com direito a duas goleadas em clássicos: 5 a 1 para o Botafogo e 7 a 0 para o Vasco, ambas em General Severiano. E entre os dois jogos ainda foi derrotado pelo Bangu por 2 a 1 no antigo campo da Rua Paissandu. As outras três campanhas iguais a atual (um empate e duas derrotas) aconteceram em 1950, 2002 e 2006. Mas como antigamente as partidas valiam só dois pontos, o aproveitamento inicial do Flamengo em 1950 era um pouco maior, de 16,6%.
Porém, a campanha atual pode se tornar o pior início do Flamengo na história do Carioca na quarta rodada. Em 1931, o Rubro-Negro espantou a zica ao ganhar por 1 a 0 do Carioca no quarto jogo. Em 1950, o time também quebrou o jejum de vitórias na rodada ao golear o São Cristóvão por 6 a 2. Em 2002, o Flamengo empatou o quarto jogo em 1 a 1 com o Olaria e só conseguiu vencer na sexta partida, por 1 a 0 contra o Friburguense. E em 2006, o Rubro-Negro também empatou na quarta rodada em 2 a 2 com o Fluminense e só ganhou no duelo seguinte, ao fazer 4 a 2 em cima do Americano.
Na quarta rodada, o Flamengo enfrentará o lanterna Bangu, e se perder, será a primeira vez que terá apenas um ponto após quatro rodadas. O jogo será nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), novamente no Castelão de São Luís, e vai marcar a última apresentação do time B rubro-negro antes de dar lugar à cavalaria. Filipe Luís, em entrevista coletiva, falou sobre as chances no Carioca e a temporada: “É importante que a equipe do sub-20 possa começar a competição e a gente pega depois até para completar a pré-temporada. Mas tem clássicos para frente. Eu tenho um elenco qualificado o suficiente para poder ir chegando nas fases do Carioca sem ‘hipotecar’ a temporada toda, já que vamos ter 80 jogos nessa temporada.
A título de curiosidade, nos 38 títulos estaduais do Flamengo, os piores inícios em que o time conseguiu correr atrás do prejuízo e terminar com o troféu aconteceram em 1921, 1944 e 1974, quando tinha 50% de aproveitamento após três rodadas. Logo, para ser campeão em 2025, terá que quebrar essa marca. Acompanhe mais sobre o Flamengo no ge, na Globo e no Sportv.