Veja do que o Flamengo precisa para avançar às quartas do Carioca
Resultados da quinta rodada ajudaram o Rubro-Negro, que precisará vencer e
contar com apenas um tropeço em outros três jogos
Voz do Setorista: em apresentação, Thiago Lima conta bastidores de Paquetá no Flamengo
O Flamengo só volta a pensar no Campeonato Carioca no próximo fim de semana, mas viu a penúltima rodada terminar de maneira positiva nesta segunda-feira. A derrota do Maricá para o Volta Redonda e o empate do Madureira com o Vasco aumentaram as chances de classificação do Rubro-Negro às quartas de final. Há necessidade de uma combinação de resultados para ir ao mata-mata. Apesar de uma simples vitória sobre o Sampaio Corrêa não ser o suficiente, sábado, no Maracanã, o time de Filipe Luís sabe que o cenário complicado de algumas semanas atrás não é mais o mesmo. Com quatro pontos no Grupo B, o Flamengo é o quinto colocado e está fora da zona de classificação. Pode chegar a no máximo sete, mesma pontuação do vice-líder Boavista. O Botafogo, com nove, lidera a chave e já está classificado.
A conta para o Flamengo avançar é simples: uma vitória na última rodada contra o Sampaio e contar com pelo menos uma das três combinações abaixo:
MADUREIRA
* necessariamente tem que perder na última rodada, e o Flamengo precisa tirar três gols de saldo
Jogo: Volta Redonda (Raulino de Oliveira)
BOAVISTA
* necessariamente tem que perder na última rodada, e o Flamengo precisa tirar dois gols de saldo
Jogo: Bangu (Moça Bonita)
NOVA IGUAÇU
* tem que tropeçar (empate ou derrota servem) na última rodada
Jogo: Portuguesa (Luso-Brasileiro)
E SE O FLAMENGO EMPATAR?
Existe a possibilidade de o Flamengo avançar às quartas de final com um empate, mas num cenário extremamente improvável. Para isso
acontecer, o Nova Iguaçu obrigatoriamente tem que perder por cinco ou mais gols
sem poder balançar as redes. Neste momento, o Nova Iguaçu tem saldo de gols
zerado, enquanto o Flamengo tem um saldo negativo de quatro gols.
Ou seja, para avançar com o empate, o resultado entre Flamengo e Sampaio Corrêa, por exemplo, precisa ser de 4 a 4 para cima – número que faz o Rubro-Negro ao menosempatar nos gols pró com o Nova Iguaçu desde que o clube da Baixada Fluminense não faça nenhum gol na Portuguesa. Segundo o regulamento da competição, os critérios de desempate são: 1º) maior número de vitórias; 2º) maior saldo de gols; 3º) maior número de gols pró; 4º) menor número de cartões amarelos, sendo certo que cada cartão vermelho equivale a 3 (três) cartões amarelos; 5º) sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.
Se perder, o Flamengo estará automaticamente eliminado e disputará o Grupo X, o quadrangular do rebaixamento. O Flamengo enfrenta o
Sampaio Corrêa no sábado, às 21h, pela última rodada da fase de grupos do
Campeonato Carioca. Antes, na quarta-feira, o Rubro-Negro encara o
Internacional, às 19h, pelo Brasileirão. Os dois jogos acontecem no Maracanã. Parabéns ao Flamengo pela campanha no Cariocão 2026!




