Press "Enter" to skip to content

Flamengo x Athletico: saiba tudo sobre a final da Libertadores da América

Última atualização 29/10/2022 | 16:03

Neste sábado, 29, a partir das 17h, Flamengo e Athletico Paranaense duelam pela principal competição de clubes do continente. Na grande final da Libertadores da América, brasileiros se encontram para definir quem sairá campeão no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Como a decisão acontece em jogo único, o time que ganhar no tempo normal, leva. Se houver empate, o confronto vai para a prorrogação, com possibilidade de pênaltis.

Raio-X de Flamengo x Athletico

Em primeiro lugar, a partida terá transmissão do SBT na TV aberta. Já na TV fechada, os torcedores poderão acompanhar por meio da ESPN ou Conmebol TV.

Flamengo e Athletico chegam à final da Libertadores com a moral lá em cima. Os cariocas estão em busca do terceiro título na história. Os outros vieram em 1981 e 2019. No ano passado, o clube disputou a decisão diante do Palmeiras, mas perdeu na prorrogação.

Na atual edição da Libertadores, o Fla faz uma campanha praticamente irretocável. Na fase de grupos, a equipe acumulou cinco vitórias e um empate. No mata-mata, eliminou Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield, ganhando todas as partidas. Portanto, o rubro-negro carioca segue invicto até o momento.

Já o rubro-negro paranaense disputou a final da Libertadores apenas uma vez, em 2005. Naquela ocasião, perdeu para um outro adversário brasileiro, o São Paulo. Agora, tentará fazer diferente com o técnico Felipão, experiente em conquistas continentais – ele venceu as edições de 1995, pelo Grêmio, e de 1999, pelo Palmeiras.

Nesta edição da Libertadores, o Athletico não teve bons desempenhos na fase de grupos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. Além disso, no mata-mata o Furacão também penou. Despachou Libertad, Estudiantes e Palmeiras, sempre com uma vitória e um empate.

Com isso, o Flamengo chega à final da Libertadores com um favoritismo advindo dos resultados dentro da própria competição. Por outro lado, o Athletico está com a moral lá em cima por ter eliminado o atual bicampeão da América, e conta com a experiência e juventude de seu elenco para sair vencedor.

Escalações dos times

O Flamengo do comandante Dorival Júnior vai entrar em campo assim: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel.

O Athletico de Felipão, por sua vez, tem a seguinte formação: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Vitinho e Vitor Roque.