Flávia Pascoal (PL) busca soluções para enchentes e limpeza urbana em Ubatuba

Flávia Pascoal (PL) defende mudança em uso de verba da taxa de preservação ambiental e vê ‘solução complexa’ para enchentes

Prefeita de Ubatuba foi a última em série de entrevistas do Link Vanguarda, nesta sexta-feira (17).

A prefeita de Ubatuba (SP), Flávia Pascoal (PL), defendeu, em entrevista no Link Vanguarda desta sexta-feira (17), a mudança do uso da verba da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para que o valor arrecadado seja usado em outras áreas, desvinculadas da proteção ao meio ambiente.

“Nós queremos ter liberdade de pagar as necessidades da população e uma das necessidades que nós pagamos é o contrato da limpeza urbana. Estamos limpando praias, trilhas, todas essas questões. Então [é] a gente ter liberdade na hora do orçamento, das finanças, a gente poder pagar aquilo que é necessário”, explicou.

“A legislação federal nos permite desvincular 30% em qualquer taxa. Fizemos a lei para dar transparência que estávamos fazendo isso, mas, na verdade, a legislação federal já nos garantia. Vai ser para pagamento do contrato grande de limpeza de lixo que, só com os nossos recursos, a gente não consegue”, completou.

O problema de alagamentos na cidade, contudo, a prefeita disse que é um projeto de médio a longo prazo e que vai buscar recursos junto ao Governo do Estado para tirá-lo do papel.

“É algo de médio e longo prazo, porque a cidade foi cortada pela rodovia, represou os bairros que ficam para o lado do morro. São obras grandes, temos alguns projetos já feitos pela Secretaria de Meio Ambiente. Vamos ter que pleitear recursos junto ao Governo do Estado. São projetos vultuosos, que demandam muitos recursos”, afirmou.

Ainda durante a entrevista, Flávia Pascoal foi questionada sobre a limpeza de lixo nas praias da cidade. Segundo ela, há uma licitação em aberto para comprar lixeiras, que devem ser instaladas em 60 dias.

“Estamos num processo de licitação para compra das lixeiras de vários tipos. Lixeiras para espalhar, contêineres, lixeiras para colocar saco de lixo e retirar. Tivemos problemas e voltamos de um afastamento, houve o período eleitoral e nós, nesse período, deixamos as licitações para depois para que não houvesse falta de transparência”, explicou.

Sobre a balneabilidade das praias, Flávia Pascoal disse que serão feitas pelo menos 8 mil ligações de esgoto.

“Estamos com trabalho bem forte e exigência pontual com a Sabesp. Assinamos novamente com a Sabesp e colocamos prazos. Logo em breve vamos ligar todo o esgoto da baía do Perequê-Açu, Sumidouro, a região centro-norte. Estamos aguardando a Sabesp terminar um elevatório e vamos ligar toda aquela parte ali. Serão mais de 8 mil ligações de esgoto”, disse.

Ela também falou que estão sendo construídos três reservatórios de água, que devem ser entregues num prazo de 120 dias.

“Estamos construindo três reservatórios de água com tecnologia alemã, enormes, mais de 2,5 bilhões de litros de água na região centro-sul para acabar com essa situação de falta de água no litoral”, disse.

A prefeita também falou que há a previsão de construção de 1,2 mil novas moradias na cidade até o fim do mandato e outras 200 casas para os moradores do Morro do Fórum, que devem ser entregues na metade do mandato.

Na Educação, ela disse que as filas na Educação Infantil e Fundamental devem ser zeradas ainda no início deste ano.

“Já está tudo sendo resolvido. Vamos zerar tudo já agora, no início do ano. Estamos inaugurando duas novas creches, vamos fazer chamamento para as pessoas virem buscar vagas de creche”, contou.

Em suma, a prefeita Flávia Pascoal (PL) destacou diversas ações em andamento na cidade de Ubatuba e ressaltou a importância de buscar soluções para questões como alagamentos, limpeza das praias e melhorias na infraestrutura urbana, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida da população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp