Flávio Bolsonaro enfrenta desafio contra Lula em pesquisa do Datafolha

flavio-bolsonaro-enfrenta-desafio-contra-lula-em-pesquisa-do-datafolha

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é apontado como o candidato da direita com maior desafio em um possível segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada recentemente. A rejeição aos Bolsonaros é superior à rejeição aos governadores alinhados à direita, com índices ultrapassando os 35%. Em um cenário de segundo turno, Flávio Bolsonaro ficaria 15 pontos atrás de Lula, com 36% dos votos contra 51% do petista, segundo a pesquisa. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 38% dos entrevistados.

Outros membros da família Bolsonaro também enfrentariam desafios contra Lula em um segundo turno, com resultados semelhantes. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria 35% das intenções de voto, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) teria 39%. A rejeição aos três membros da família Bolsonaro se iguala, com índices na casa dos 35%. A rejeição a Luiz Inácio Lula da Silva atinge 44%.

Além disso, a pesquisa revela que a vitória de Lula no segundo turno contra os governadores de São Paulo e do Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD), respectivamente, seria mais apertada. Em um confronto, Lula teria 47% dos votos contra 42% de Tarcísio e 47% contra 41% de Ratinho Jr. A rejeição a Tarcísio é de 20%, enquanto Ratinho Jr. e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), possuem 21% de rejeição.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios e foi realizada antes do anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. De acordo com José Guimarães (PT-CE), a escolha de Flávio Bolsonaro como candidato da direita fortalece o campo do PT. Guimarães ainda destacou a divisão e falta de liderança da direita após a prisão de Jair Bolsonaro. Os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são vistos como cruciais para o PT nas eleições de 2026, com alianças estratégicas em cada região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp