O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) como seu candidato a vice-presidente na chapa. A decisão foi tomada após uma articulação que se desenrolou em menos de 24 horas antes do anúncio oficial.
A escolha de Gaspar encerra uma busca que considerou nomes tanto do Partido Liberal quanto de outras legendas que o grupo tentava atrair para a aliança. Em uma sondagem realizada na tarde de terça-feira (4), a vereadora Priscila Costa (PL) foi consultada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN). Após conversar com familiares e outras lideranças, ela mostrou interesse, mas foi informada na manhã seguinte que a candidatura seguia por outro caminho.
Além de Priscila, Michelle Bolsonaro também foi considerada para a função. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, manteve um diálogo com a ex-primeira-dama na última sexta-feira (31), mas ela declarou que não poderia se envolver em uma campanha por conta das responsabilidades com Jair Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar.
Com a aproximação da definição, o nome de Alfredo Gaspar começou a ganhar força aproximadamente duas semanas antes do anúncio. Sua disposição para colaborar com a candidatura foi evidenciada em uma consulta informal que recebeu sobre a possibilidade de integrar a chapa.
A escolha foi respaldada por Jair Bolsonaro, mesmo com Flávio não tendo contato direto com o pai desde 13 de julho. A comunicação entre eles ocorre através de advogados, conforme relatado por pessoas próximas ao processo.
Gaspar, que se encontrava em Maceió, recebeu uma ligação de Flávio na noite de terça-feira (4) para formalizar o convite. Ele havia declarado sua pré-candidatura ao Senado, mas conseguiu se deslocar para Brasília a tempo de participar do anúncio oficial na quarta-feira (5).
Outros nomes, como a ministra Tereza Cristina (PP-MS) e Daniella Marques, do Republicanos, foram considerados, mas a falta de apoio formal de partidos como o PP e Republicanos dificultou a inclusão de uma representatividade dessas legendas na vice-presidência.
Atrativos da chapa são esperados, principalmente pela atuação de Gaspar como relator da CPI mista do INSS, um movimento que busca aproximar a candidatura de eleitores idosos e abordar a questão dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Valdemar ressaltou que não havia “um vice melhor para nós do que o Alfredo Gaspar” e destacou que Flávio e Marinho têm conversado sobre essa escolha há meses.



