Press "Enter" to skip to content

Flávio Dino repudia xenofobia de portuguesa contra brasileira em aeroporto

Última atualização 09/11/2023 | 10:32

Nesta terça-feira, 7, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou sobre um episódio que repercutiu na Internet no qual uma portuguesa xinga uma brasileira no Aeroporto de Porto. O chefe de estado repudiou o caso de xenofobia e disse que se brasileiros estivessem “invadindo” Portugal, trataria de um “direito de reciprocidade”. 

A declaração ocorreu durante um evento de fomento à capacitação de agentes de segurança pública. “Tem um vídeo atual, de ontem, de uma portuguesa xingando uma brasileira no Aeroporto de Lisboa, dizendo ‘brasileira imunda, suja’, alguma coisa desse tipo. E ela diz assim no vídeo: ‘Vocês estão invadindo Portugal’”, descreveu o ministro. 

“Se for isso, nós temos direito de reciprocidade, né? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil. E concordo, até, que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”,  declara. 

Entenda o caso

O caso citado pelo ministro trata-se de uma brasileira que foi vítima de xenofobia enquanto esperava por um voo no aeroporto de Porto, em Portugal. O episódio foi filmado pela própria vítima, que posteriormente usou as imagens para denunciar o caso ao jornal “Gazeta Bragantina”.

A brasileira estava aguardando um voo para Barcelona, na Espanha, quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu sobre o seu pé. Ela teria reagido instantaneamente, dizendo “Ai, doeu”, e logo a portuguesa passou a xingá-la. A mulher teria dito para a vítima que ela “não era bem-vinda” em Portugal e que deveria “voltar para a sua terra”.