Flim de São José dos Campos tem nova data e convidados especiais

flim-de-sao-jose-dos-campos-tem-nova-data-e-convidados-especiais

Adiada após veto à Milly Lacombe gerar onda de cancelamentos, Flim agora será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro e terá convidados como os apresentadores Jonas Almeida e Kelly Maria e escritores como Jô Freitas, Paulo Barja e Guilherme de Lima.

A Festa Lítero Musical (Flim) de São José dos Campos, adiada após o veto do prefeito Anderson Farias (PSD) à participação da jornalista Milly Lacombe e a sequência de cancelamentos que se seguiram, vai ser realizada no fim de novembro com uma nova programação. A Flim agora será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, e vai receber a 58ª Semana Cassiano Ricardo. A programação ainda não foi oficialmente confirmada pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (Afac), que gere o Parque Vicentina Aranha, mas o DE teve acesso a uma prévia.

A abertura do evento será no dia 28, com o show ‘Silvero Pereira canta Belchior’, que também estava entre as atrações na programação anterior. Nos dois dias seguintes, estão previstas atividades como mesas literárias, apresentações musicais, lançamentos de livros de escritores locais, oficinas, atividades artísticas, programações infantis e exposições. As principais mesas literárias vão ter convidados como os apresentadores Jonas Almeida e Kelly Maria e escritores como Jô Freitas, Paulo Barja e Guilherme de Lima. Nenhum deles estava na programação da edição adiada. A Afac reforçou que os convidados estão sendo confirmados e a programação ainda está em construção. A curadoria do evento será da escritora Zenilda Lua e da professora e pesquisadora Sônia Gabriel.

A Flim foi adiada em setembro após a jornalista Milly Lacombe ser vetada e ocorrer uma onda de cancelamentos de participantes como forma de repúdio. Foi a maior crise do evento, que existe há dez anos na cidade. As três curadoras e 16 autores cancelaram participação em protesto ao veto à Milly. Ela foi barrada pelo prefeito Anderson Farias (PSD) depois da repercussão de declarações ao podcast “Louva a Deusa”, no fim de julho deste ano, em que fez críticas ao conceito de família tradicional. Ao DE, o podcast afirmou que a fala de Milly foi tirada de contexto, afirmando que “há discrepância evidente entre o que foi dito originalmente pela convidada e os recortes posteriores usados para promover censura, desqualificação pública e silenciamento”.

Neste ano, a Flim já havia confirmado a participação de profissionais renomados, como Xico Sá, Marisa Orth e a própria Milly Lacombe. Também já participaram do evento Mia Couto, Maria Ribeiro, Gregório Duvivier, Zezé Motta, Laerte, Ignácio de Loyola Brandão, Chico César e o poeta argentino Washington Cucurto. A feira sempre aconteceu Parque Vicentina Aranha, uma área verde considerada um dos principais cartões postais de São José dos Campos. Ao DE, o podcast “Louva a Deusa” disse que “vê com preocupação o uso recortado e manipulado da opinião da escritora e jornalista Milly Lacombe” e, segundo o canal, “há discrepância evidente entre o que foi dito originalmente pela convidada e os recortes posteriores usados para promover censura, desqualificação pública e silenciamento”.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp