Flipelô 2025: Homenagem a Dias Gomes com musical sobre vida e obra do dramaturgo baiano

flipelo-20253A-homenagem-a-dias-gomes-com-musical-sobre-vida-e-obra-do-dramaturgo-baiano

Conheça Dias Gomes, dramaturgo baiano que será homenageado com musical na Flipelô

Dias Gomes nasceu em Salvador e escreveu grandes sucessos como a telenovela “Saramandaia” e a peça de teatro “O Pagador de Promessas”. O escritor e dramaturgo será o homenageado durante a Flipelô 2025, que começa na quarta-feira (6).

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2025 começa na próxima quarta-feira (6), no Pelourinho, em Salvador, com uma homenagem especial ao escritor e dramaturgo Dias Gomes. O soteropolitano foi um dos imortais da Academia de Letras e marcou o teatro e a televisão brasileira com grandes sucessos como Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985).

DE será homenageado durante a abertura do evento literário por meio de um musical intitulado “Os dias bemamados: vida e obra de um autor baiano”. O espetáculo foi dirigido pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares e será encenado no Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, às 19h.

O musical foi originalmente montado em 2022, quando se comemorou o centenário do nascimento de Dias Gomes. Segundo o Gil Vicente Tavares, a peça foi construída com depoimentos, trechos de peças e músicas que traduzem a sensibilidade artística e política do grande dramaturgo baiano. “Dias Gomes teve a coragem de questionar dogmas, regimes e injustiças com a força da palavra dramatúrgica. É isso que levamos para o palco, um painel vibrante, sensível e necessário sobre esse gigante da dramaturgia baiana e brasileira”, destacou o diretor.

Dias Gomes nasceu em Salvador no dia 19 de outubro de 1922 e aos 15 anos já escreveu a primeira peça, intitulada de “A comédia dos moralistas”. Com um estilo marcado pela temática sociopolítica e críticas à religião, o soteropolitano teve uma carreira de sucesso como dramaturgo, além da atuação no rádio e na televisão.

Além das telenovelas de sucesso, a peça “O Pagador de Promessas”, que também está entre as grandes obras do autor, foi adaptada para o cinema. O filme chegou a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Além disso, o longa baseado na obra do baiano se tornou primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar e acumulou uma série de prêmios internacionais.

Durante a ditadura militar no Brasil (1964 – 1985), Dias Gomes foi perseguido pela censura e precisou usar pseudônimos em suas obras. Em 1991, o baiano ganhou o título de imortal da Academia de Letras e se tornou o sexto ocupante da cadeira 21, em sucessão a Adonias Filho.

Durante os anos de carreira, Dias Gomes escreveu 33 peças de teatro, 8 livros, 14 telenovelas, 5 minisséries e 2 seriados. As obras deles foram adaptadas para diversos países, como Argentina, Chile e México.

DE será homenageado durante a abertura do evento literário por meio de um musical intitulado “Os dias bemamados: vida e obra de um autor baiano”. O espetáculo foi dirigido pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares e será encenado no Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, às 19h.

A Flipelô 2025 começa na quarta-feira (6) e segue até o próximo domingo (10), com onze espaços para que os visitantes aproveitem diferentes atividades 100% gratuitas. Entre os nomes que participarão da Flipelô estão o ator Lázaro Ramos e os escritores Rafael Montes, Rosane Svartman, Elísio Lopes Jr, Rafael Calça e Thalita Rebouças.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp