Flipelô: Troca gratuita de livros em evento cultural de Salvador

flipelo3A-troca-gratuita-de-livros-em-evento-cultural-de-salvador

Durante a realização do evento gratuito Flipelô, que acontecerá de 7 a 10 de agosto, no Centro Histórico de Salvador, uma das ações promovidas será a troca gratuita de livros. Essa iniciativa faz parte do projeto #CirculeUmLivro, uma parceria da Fundação Casa de Jorge Amado com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Os participantes terão a oportunidade de trocar exemplares de diversos gêneros, onde ao retirar um livro gratuitamente, eles também deverão deixar outro no lugar para que o ciclo de compartilhamento continue.

Além da troca de livros, a programação da Flipelô contará com uma diversidade de atividades, como mesas de debates, bate-papos, lançamentos de livros, saraus de poesia, recitais, slans, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições de arte, e também uma programação infantil com contação de histórias e diversas atividades lúdicas. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas participem do evento, transitando pelos mais de 150 espaços ativados no Centro Histórico.

Um dos destaques da Flipelô será a presença de renomados escritores e artistas, como o ator Lázaro Ramos e os escritores Rafael Montes, Rosane Svartman, Elísio Lopes Jr, Rafael Calça e Thalita Rebouças. A abertura do evento, no dia 6 de agosto, contará com o musical “Os dias bemamados: vida e obra de um autor baiano”, dirigido por Gil Vicente Tavares, no Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho.

Além das atividades literárias, a Flipelô promoverá uma programação voltada para a gastronomia, com a Rota Gastronômica Amados Sabores, e das artes, com a Rota das Artes. Também haverá exposições, como ‘Diáspora Arte’ e ‘Resistência de um povo negro’, que estarão abertas ao público durante o evento. A acessibilidade será um tema abordado, com oficinas, bate-papos e rodas de conversa adaptadas para audiodescritores e intérpretes de Libras.

Outras atividades diversas estarão presentes na Flipelô, como a Casa Motiva, o Espaço Infantil Mabel Velloso, o Sesc-Senac Pelourinho, o Museu Eugênio Teixeira Leal, a Casa das Editoras Baianas e a Casa das Editoras Universitárias. A Vila Literária, dedicada ao público jovem, terá mesas de debate, bate-papos, lançamentos, exposições e um concurso de cosplay, além de atividades para estimular o interesse dos visitantes pela literatura.

Durante a Flipelô, a cidade de Salvador se tornará ainda mais cultural e diversificada, com espaços ocupados por debates, exposições, atividades artísticas e musicais, evidenciando a riqueza e importância da literatura e da arte na sociedade. A troca gratuita de livros é apenas uma das muitas atrações que o evento proporcionará, contribuindo para a valorização da cultura e do conhecimento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp