Título da Libertadores do Fluminense faz dois anos; veja 7 curiosidades sobre a conquista
O Fluminense tem motivos para comemorar neste 4 de novembro. Nesta data, é celebrada os dois anos da conquista da Conmebol Libertadores, vencida em 2023, após bater o Boca Juniors por 2 a 1 na final, no Maracanã. Entre reportagens e documentários, há conteúdos de sobra sobre a conquista. Mas o de traz alguns detalhes que podem ter passado despercebidos. Isso vale de proibições na argentina até ao Tricolor ter virado um fenômeno nas redes sociais.
O Fluminense se tornou o primeiro campeão da Conmebol Libertadores a ganhar de outros cinco times que já conquistaram a competição. O feito inédito na história do torneio se deu porque o Flu goleou o River Plate na fase de grupos por 5 a 1, ganhou do Argentinos Juniors nas oitavas de final, do Olimpia nas quartas, do Internacional na semifinal e do Boca na decisão. Posteriormente, em 2024, o Botafogo também atingiu tal feito.
A conquista do título da Conmebol Libertadores não deu apenas a glória eterna ao Fluminense de Cano e companhia. O gol marcado pelo argentino, que abriu o placar no Maracanã, fez com que Germán Cano se isolasse como o maior artilheiro do clube em jogos que valeram o título para o clube. Além do gol que tirou o zero na decisão com o Boca Juniors, o camisa 14 do Fluminense marcou cinco vezes em outras duas decisões: os campeonatos cariocas de 2022 (três vezes) e 2023 (duas vezes). Os gols o fizeram deixar para trás três jogadores marcantes para o Fluminense: Welfare, Ézio e Fred.
Após o Fluminense conquistar o título da Conmebol Libertadores, uma decisão do Ministério Público de Buenos Aires chamou a atenção: o órgão proibiu o uso de uniformes do Tricolor em estádios da capital da Argentina. A decisão tem a ver com medidas de segurança tomadas, tendo em vista a possibilidade de provocações após o vice-campeonato do Boca Juniors. Tendo uma relação de amizade com o Fluminense, a torcida do Vélez Sarsfield foi a mais afetada. O canal argentino TyC Sports flagrou dezenas de torcedores tentando acessar o Estádio José Amalfitani com camisas tricolores e sendo barrados pela polícia argentina.
Naquela edição, o Fluminense também se tornou o único clube da história a conquistar a Conmebol Libertadores depois de vencer River Plate e Boca Juniors na mesma edição do torneio. O triunfo contra o River aconteceu na fase de grupos, com uma goleada por 5 a 1 no Maracanã; já a vitória sobre o Boca Juniors foi na grande final, com placar 2 a 1. Na história, mais clubes venceram os dois gigantes argentinos na mesma edição, mas nenhum ficou com a taça.
O Fluminense também se tornou o maior campeão internacional da história do Maracanã. Na ocasião, com a Conmebol Libertadores, chegou a dois títulos e igualou as marcas de Palmeiras, Independiente, da Argentina, e LDU, do Equador. No ano seguinte, o Tricolor ainda se isolaria na liderança com a conquista da Recopa Sul-Americana. Pela conquista da Conmebol Libertadores ter acontecido no dia 4 de novembro, o Fluminense virou uma febre nas redes sociais da Argentina. Um dos motivos é a música “La Melodía De Dios”, da banda Tan Bionica, que tem um trecho que cita a data de 4 de novembro em sua letra, mas sem referência ao jogo. Em edições e vídeos no Tiktok, o jogo era constantemente lembrado com a música, o que a fez explodir em popularidade.
Depois de conquistar a Conmebol Libertadores, o Fluminense quase disputou três mundiais internacionais como consequência do título. No Mundial de Clubes, foi vice para o Manchester City. Na Copa do Mundo de Clubes, caiu na semifinal para o Chelsea. Mas a Copa Interamericana não se concretizou como terceira opção. Em janeiro de 2023, Conmebol e Concacaf anunciaram uma série de ações em conjunto, que incluíam a Copa América de 2024 nos EUA e a perspectiva de organizar um torneio de clubes em conjunto, no formato “final four”. Apesar das tratativas, o torneio não saiu do papel.
Agora o Fluminense comemora dois anos de uma conquista histórica, cheia de feitos inéditos e recordes. A tradição do clube se consolida ainda mais com esse título da Conmebol Libertadores, colocando o Fluminense em destaque no cenário brasileiro e internacional do futebol. Que venham mais conquistas e momentos memoráveis para os torcedores tricolores!




