Fluminense levará 47% do elenco do Mundial de 2023 para a Copa de Clubes: veja mudanças no time Tricolor

fluminense-levara-4725-do-elenco-do-mundial-de-2023-para-a-copa-de-clubes3A-veja-mudancas-no-time-tricolor

Fluminense levará 47% do elenco que disputou o Mundial de 2023 para a Copa de Clubes; veja mudanças

Quase 18 meses após a última participação num torneio mundial, o Tricolor tem mudanças na base do time que conquistou a América e alcançou o vice-campeonato global. Em menos de dois anos, o Fluminense está de volta ao cenário de uma competição global com a Copa do Mundo de Clubes 2025. Após competir no extinto formato do Mundial da Fifa, em 2023, o Tricolor volta a encarar equipes de outros continentes, tendo a experiência em 47% dos atletas do atual elenco, remanescentes do time que conquistou a América e foi vice-campeão do mundo na Arábia Saudita.

O Fluminense, agora nos Estados Unidos, tem em seu elenco 11 dos 23 atletas que estiveram na decisão contra Manchester City. Vale ressaltar que, no Mundial de 2023, a lista de inscritos para a competição era apenas de 23 nomes. Na Copa do Mundo de Clubes, a Fifa subiu o número para 35 atletas.

**QUEM ESTAVA NO MUNDIAL DE 2023?**

**Goleiros:** Fábio e Vitor Eudes;

Titular do Fluminense desde 2022, Fábio foi peça importante na temporada histórica de 2023, estando em campo no duelo contra o City. No ano seguinte, em 2024, o goleiro foi ainda mais importante, ajudando o time a permanecer na elite do futebol brasileiro. Atualmente, o goleiro segue absoluto na posição e, mais recentemente, renovou contrato com o clube até 2026, quando terá 46 anos.

**Laterais:** Samuel Xavier e Guga;

Também em campo durante os 90 minutos da decisão do Mundial de 2023, Samuel, naquela temporada, era titular absoluto da equipe comandada por Fernando Diniz. Mesmo após a saída do treinador e a chegada de Mano Menezes ao clube, em 2024, o jogador seguiu como dono da posição. O cenário atual, no entanto, é bem diferente, sob o comando de Renato Gaúcho, Guga tem tido mais oportunidades e a disputa pela vaga entre os onze iniciais da equipe está acirrada. O camisa 23, inclusive, aproveitou a ausência de Samuel e foi um dos destaques na virada por 2 a 1 do Fluminense no clássico contra o Vasco.

**Zagueiros:** nenhum permaneceu no clube;

O setor é único sem nenhum remanescente daquele elenco. Formada por Nino e Felipe Melo, a dupla titular se desmanchou ainda em 2024, quando o então camisa 33 deixou as Laranjeiras rumo ao Zenit, da Rússia. Felipe ainda permaneceu no clube até o final daquela temporada, quando o clube decidiu não estender o vínculo contratual do zagueiro.

**Volantes:** Martinelli, Lima e Thiago Santos;

Titular no jogo contra o City, Martinelli segue na posição. O agora camisa 8 do Fluminense se manteve absoluto entre os onze iniciais nas últimas duas temporadas. Mais experiente, o volante tem vivido um bom momento na equipe de Renato Gaúcho, contribuindo com gols e assistências desde a chegada do treinador. Mesmo seguindo como opções no elenco, Thiago Santos e Lima são peças importantes no atual elenco – com destaque para o meia-atacante que, na ausência de Ganso, voltou a ter sequência no time.

**Meias:** Arias e Ganso;

Um dos principais jogadores do Fluminense em 2023, Jhon Arias, atualmente, ocupa o posto de principal jogador do clube, sendo a referência técnica do time. Com mais responsabilidades dentro do elenco, aos 27 anos e há cinco temporadas na equipe, o colombiano é a maior esperança do Tricolor na Copa do Mundo de Clubes.

Ganso é um dos jogadores com mais tempo de clube, já são sete temporadas no Fluminense. O camisa 10, porém, não tem mais o mesmo status de titular absoluto entre os titulares, posição que ocupava frequentemente desde 2022. Em janeiro, após realizar exames de pré-temporada, o meia teve constatada a miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco. O jogador precisou ficar em repouso e voltou aos gramados somente em abril. De lá para cá, ainda longe do ritmo de jogo ideal, ele tem alternado partidas entre os titulares e o banco de reservas.

**Atacantes:** Cano e Keno;

Um dos heróis da conquista da CONMEBOL Libertadores de 2023, Cano não conseguiu repetir o bom desempenho nas temporadas seguintes, muito em razão dos problemas físicos que tem atravessado nos últimos dois anos. No último dia 29 de abril, após deixar o gramado com dores na vitória por 1 a 0 sobre a Aparecidense, pela Copa do Brasil, o argentino foi diagnosticado com lesão no ligamento do joelho esquerdo e, desde então, segue em processo de tratamento. A duas semanas da estreia na Copa do Mundo de Clubes, a expectativa é que o atacante esteja à disposição de Renato Gaúcho para a competição.

Autor da assistência para o gol do título da Libertadores contra o Boca Juniors, marcado por John Kennedy, o atacante Keno vive o seu maior momento de instabilidade na equipe. Mesmo antes da sua última lesão, o camisa 11 não se firmou como uma unanimidade entre os titulares de Renato Gaúcho. Tendo a concorrência de Serna e Canobbio na posição, o jogador de 35 anos foi preterido pelo treinador em algumas oportunidades.

**QUEM SAIU?**

– Goleiro: Pedro Rangel;
– Laterais: Marcelo e Diogo Barbosa;
– Zagueiro: Nino, Felipe Melo, Marlon e David Braz;
– Volantes: André, Alexsander;
– Meias: Daniel;
– Atacantes: John Kennedy e Yony González.

Campeão da Libertadores de 2023, o Fluminense ficou no Grupo F da Copa do Mundo de Clubes. O Borussia Dortmund, da Alemanha, o Ulsan, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, serão os adversários do Tricolor na primeira fase. A equipe estreia, no dia 17 de junho, contra o Dortmund, às 13h (de Brasília), em Nova York.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp