Fluminense mantém alerta na reta final: baixo poder de reação preocupa no Brasileirão

Baixo poder de reação: sem vitórias de virada, Fluminense mantém alerta na reta final do Brasileiro

Tricolor saiu atrás contra o Athletico-PR, perdeu pênalti e só conseguiu empatar em Curitiba; time tem chances de zerar riscos de queda contra o Cuiabá

Um gol sofrido no início pode mudar o panorama de uma partida. Contra o Athletico-PR, o Fluminense saiu atrás com menos de dois minutos de jogo, viu Arias perder um pênalti e se redimir para empatar na Ligga Arena. Mas sair em desvantagem no placar contra o Cuiabá, nesta quinta-feira, pode ser um grande obstáculo na briga contra o Z-4. O motivo? O baixo poder de reação do Tricolor no Brasileirão.

Keno? Lima? Renato Augusto? Quem substitui Ganso contra o Cuiabá?

O Fluminense tem dez vitórias no campeonato até aqui, a última delas sobre o rival Flamengo, em 17 de outubro. Nenhum dos triunfos, entretanto, foi de virada: o clube sempre abriu o placar quando conquistou três pontos. Também é raro que o time sofra gols quando vence; a única vitória com um gol sofrido foi para o Vasco (2 a 1), na terceira rodada.

Dos oito empates com gols marcados – excluindo assim os empates contra Corinthians e Criciúma no segundo turno, que terminaram em 0 a 0 -, o Fluminense foi o primeiro a marcar em quatro deles: contra Atlético-MG, Juventude, Bragantino e Fortaleza. Nestas duas partidas, o Tricolor chegou a sofrer uma virada, mas conseguiu correr atrás e fechar o placar em 2 a 2.

O clube carioca esboçou uma reação, mas não conseguiu sair vencedor em quatro empates em que levou gols primeiro – contra Internacional, Criciúma (primeiro turno), Athletico-PR e Grêmio. O Tricolor gaúcho foi o único a sofrer uma virada do Fluminense nesta edição do Brasileirão, no Maracanã, mas Reinaldo converteu pênalti e fechou o jogo em 2 a 2.

Considerando outros torneios além do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem apenas duas vitórias de virada no ano. A primeira foi na estreia do time principal, em 1º de fevereiro, que terminou com goleada por 4 a 1 sobre o Bangu no Carioca. A outra foi sobre o Alianza Lima, com triunfo tricolor por 3 a 2 no Maracanã – Serna, hoje jogador do Flu, marcou um dos gols do time peruano no Maracanã.

Em entrevista coletiva, Mano Menezes definiu o jogo contra o Cuiabá como a “chance de ouro” do Fluminense. Ao falar sobre o resultado do jogo contra o Athletico-PR, o técnico destacou a postura do time na Ligga Arena.

O próximo jogo do Fluminense é na quinta-feira, às 20h, contra o Cuiabá, no Maracanã. O adversário já está matematicamente rebaixado. Além de vencer, o Tricolor precisa torcer por tropeços de Criciúma e Red Bull Bragantino para se livrar de vez dos riscos de queda no Campeonato Brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp