Fluminense mantém alerta na reta final: baixo poder de reação preocupa no Brasileirão

Baixo poder de reação: sem vitórias de virada, Fluminense mantém alerta na reta final do Brasileiro

Tricolor saiu atrás contra o Athletico-PR, perdeu pênalti e só conseguiu empatar em Curitiba; time tem chances de zerar riscos de queda contra o Cuiabá

Um gol sofrido no início pode mudar o panorama de uma partida. Contra o Athletico-PR, o Fluminense saiu atrás com menos de dois minutos de jogo, viu Arias perder um pênalti e se redimir para empatar na Ligga Arena. Mas sair em desvantagem no placar contra o Cuiabá, nesta quinta-feira, pode ser um grande obstáculo na briga contra o Z-4. O motivo? O baixo poder de reação do Tricolor no Brasileirão.

Keno? Lima? Renato Augusto? Quem substitui Ganso contra o Cuiabá?

O Fluminense tem dez vitórias no campeonato até aqui, a última delas sobre o rival Flamengo, em 17 de outubro. Nenhum dos triunfos, entretanto, foi de virada: o clube sempre abriu o placar quando conquistou três pontos. Também é raro que o time sofra gols quando vence; a única vitória com um gol sofrido foi para o Vasco (2 a 1), na terceira rodada.

Dos oito empates com gols marcados – excluindo assim os empates contra Corinthians e Criciúma no segundo turno, que terminaram em 0 a 0 -, o Fluminense foi o primeiro a marcar em quatro deles: contra Atlético-MG, Juventude, Bragantino e Fortaleza. Nestas duas partidas, o Tricolor chegou a sofrer uma virada, mas conseguiu correr atrás e fechar o placar em 2 a 2.

O clube carioca esboçou uma reação, mas não conseguiu sair vencedor em quatro empates em que levou gols primeiro – contra Internacional, Criciúma (primeiro turno), Athletico-PR e Grêmio. O Tricolor gaúcho foi o único a sofrer uma virada do Fluminense nesta edição do Brasileirão, no Maracanã, mas Reinaldo converteu pênalti e fechou o jogo em 2 a 2.

Considerando outros torneios além do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem apenas duas vitórias de virada no ano. A primeira foi na estreia do time principal, em 1º de fevereiro, que terminou com goleada por 4 a 1 sobre o Bangu no Carioca. A outra foi sobre o Alianza Lima, com triunfo tricolor por 3 a 2 no Maracanã – Serna, hoje jogador do Flu, marcou um dos gols do time peruano no Maracanã.

Em entrevista coletiva, Mano Menezes definiu o jogo contra o Cuiabá como a “chance de ouro” do Fluminense. Ao falar sobre o resultado do jogo contra o Athletico-PR, o técnico destacou a postura do time na Ligga Arena.

O próximo jogo do Fluminense é na quinta-feira, às 20h, contra o Cuiabá, no Maracanã. O adversário já está matematicamente rebaixado. Além de vencer, o Tricolor precisa torcer por tropeços de Criciúma e Red Bull Bragantino para se livrar de vez dos riscos de queda no Campeonato Brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp