O Fluminense precisa de 75% de aproveitamento para atingir a pontuação média de G-4 no Brasileirão. A derrota para o Mirassol deixou o tricolor em uma posição delicada, sonhando com uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. O time do Fluminense tem como objetivo no Campeonato Brasileiro alcançar uma vaga direta na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2026. Apenas os quatro primeiros colocados têm essa garantia e, considerando a média histórica, o clube precisa de um aproveitamento de 75% nos pontos em disputa para buscar a quarta colocação.
Com 38 pontos atualmente, o Fluminense precisa somar mais 27 dos 36 que ainda tem a disputar nas rodadas que restam. Isso equivale a nove vitórias em 12 jogos. No entanto, o valor pode não ser suficiente, já que a maior pontuação para atingir o G-4 foi de 69 pontos em 2014. Nunca um time que chegou a essa pontuação ficou fora da Libertadores. Em um cenário semelhante ao de 11 anos atrás, o Fluminense precisaria de um final de campeonato quase perfeito, com 10 vitórias e um empate em 12 jogos, para alcançar a vaga direta.
A derrota para o Mirassol por 2 a 1 complica essa disputa, já que o Leão Caipira abriu uma vantagem de oito pontos e se consolidou na quarta colocação do Brasileirão. O Fluminense ainda tem confrontos diretos com cinco dos seis primeiros colocados, incluindo o Mirassol, o que torna essas partidas cruciais para suas pretensões. No entanto, o clube tem um aproveitamento terrível nessas partidas, com sete jogos, sendo cinco derrotas, um empate e uma vitória.
Outro caminho para o Fluminense garantir sua presença na competição continental é vencer a Copa do Brasil. A decisão deste torneio ocorrerá após o encerramento do Brasileirão e a presença garantida seria fundamental para aliviar a pressão e focar apenas na conquista do título. Caso algum time brasileiro conquiste a Libertadores, a zona de classificação pode ser ampliada até o quinto colocado, ou até mesmo o sexto se o Cruzeiro vencer a Copa do Brasil. Este cenário poderia facilitar a missão do Fluminense.