Fluminense x Criciúma: ‘final’ na luta contra o Z4 no jogo do ano – “Tem que vencer”

Fluminense x Criciúma ganha cara de jogo do ano e vira ‘final’ na luta contra o Z4: “Tem que vencer”

Tricolor pode abrir quatro pontos do Z-4 faltando três rodadas a depender dos resultados. Expectativa é por público superior aos 37.969 presentes contra o Fortaleza

Todos os jogos restantes no Campeonato Brasileiro são decisivos para o Fluminense [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/], que luta contra a zona de rebaixamento. Mas o duelo contra o Criciúma, na próxima terça-feira, no Maracanã, ganha contornos de jogo do ano. Esse é o clima com qual a partida está sendo tratada e, da arquibancada à comissão técnica, o lema é apenas um: “Tem que vencer”. De qualquer jeito.

Flu empata e está a um ponto de distância da zona do rebaixamento

A frase foi dita inicialmente pelo técnico Mano Menezes, mas também foi repetida por outros profissionais. O Fluminense está na 15ª colocação, com 38 pontos, um a menos do que o Criciúma, que é o primeiro a abrir a zona de rebaixamento. Uma derrota pode significa entrar no Z-4 faltando três rodadas; já uma vitória representaria a chance de abrir quatro pontos da zona da degola.

— É decisão. O jogo de terça tem caráter de decisão. Se tivéssemos nos dois jogos, um que poderia empatar seria hoje. Terça a gente tem que vencer. Vamos entender como o jogo vai ser jogado. Melhorar um pouco a bola parada. Com o volume que tivemos hoje, essas ocasiões acontecem com frequência. Jogamos muitas bolas nas mãos do goleiro. Hoje o campo estava molhado para controlar a batida é difícil. Mas vamos melhorar pequenos detalhes para buscar na terça-feira a vitória – disse ele — afirmou Mano Menezes.

Há expectativa de apoio massivo da arquibancada no penúltimo jogo do ano no Maracanã. Diante do Fortaleza, foram 37.969 torcedores presentes. A espera é por um número maior contra o Criciúma.

AS CONTAS PARA O FLUMINENSE

A matemática diz que 44 pontos é o número ideal para escapar do rebaixamento — as chances seriam de apenas 3%, de acordo com as contas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mas a configuração da rodada também pode ajudar ao Fluminense, que abriria uma gordura considerável.

Na 35ª rodada, além de o Criciúma (17º) enfrentar o Fluminense, o Bragantino (18º) pega o Internacional no Beira-Rio. Em caso de vitória do Tricolor e derrota dos paulistas, seriam quatro pontos abertos para o Z-4 faltando três rodadas.

Para chegar nos 44, é necessário ter duas vitórias. Caso vença o Criciúma e, posteriormente, o Cuiabá no Maracanã, fará a pontuação necessária. Vale lembrar que, de 2010 em diante, nenhum time rebaixado conseguiu alcançar 45 pontos.

Em 2019, o Ceará foi o primeiro fora do Z-4 e escapou com 39 pontos somados. Em 2020, o Fortaleza escapou com 41 pontos. Em 2021, o Juventude foi o primeiro time fora da zona de rebaixamento com 46 pontos. Porém, o Grêmio, que foi o 17º colocado, caiu com 43 pontos. Ou seja, bastaria o Juventude chegar aos 44 pontos para evitar a queda neste cenário. Em 2022, o Cuiabá escapou do rebaixamento com 41 pontos. Em 2023, o Bahia terminou na 16º colocação com 44 pontos.

Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro de pontos corridos passou a ser disputado com 20 times, somente uma equipe não escapou do rebaixamento com 45 pontos: o Coritiba, em 2009, justamente quando o Fluminense conseguiu uma arrancada histórica e evitou a queda na última rodada, em confronto direto com o Coxa. Naquele ano, o Flu foi o primeiro time fora do Z-4, com 46 pontos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fausto projeta número de jogadores e mercado para elenco do Botafogo-PB

Fausto projeta número de jogadores para elenco do Botafogo-PB e avalia mercado da Série B

Dirigente entende que Belo estará atento para as oportunidades que vão aparecer. Clube paraibano se apresenta na segunda-feira (25) para iniciar a pré-temporada.

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro [https://s03.video.glbimg.com/x240/13122754.jpg].

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro.

O Botafogo-PB segue traçando os seus passos para a próxima temporada. Um dos pontos abordados pelo Belo durante a coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (21) foi o número de atletas para o seu elenco. Fausto Momente, executivo de futebol do clube paraibano, projetou o quantitativo do plantel alvinegro, assim como avaliou o mercado da Série B do Campeonato Brasileiro, que deve se agitar nas próximas semanas com o fim da competição.

O atual elenco do Botafogo-PB conta com 18 nomes. A chegada mais recente foi do zagueiro Raphael Carvalho. Por outro lado, o clube tem duas saídas recentes: Vinícius Leite foi emprestado ao Velo Clube para disputar a primeira divisão do Campeonato Paulista e Pedro Ivo foi vendido para o Cianorte. O Belo iniciará a sua pré-temporada na segunda-feira (25), com a apresentação de seu plantel.

Fausto Momente, dirigente executivo do Botafogo-PB — Foto: Allan Hebert / Botafogo-PB.

O quantitativo de atletas foi um dos tópicos que pairou sobre o Alvinegro da Estrela Vermelha durante a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2024. E, em grande parte da competição, o Belo contou com cerca de 38 nomes.

Com a apresentação batendo na porta, assim como a pré-temporada, Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB, projetou um número de jogadores para o elenco de 2025.

— Vamos trabalhar com cerca de 27, 28 atletas. Lembrando que temos dois que estão no DM e não vão iniciar o ano aptos: Balardin e Edilson, que passaram por cirurgias. Com eles teremos 30 jogadores, mas 28 aptos nos treinamentos. É mais ou menos essa conta. Não que esse será o numero apresentado na segunda-feira (25). Será em torno de 23 a 24 atletas — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Durante a Série C, o elenco do Botafogo-PB chegou a contar com 38 jogadores — Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB.

Um dos objetivos do Botafogo-PB para a próxima temporada é, sem sombra de dúvidas, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A 2ª divisão nacional, além de meta, tem sido um ponto sobre a montagem do elenco alvinegro para 2025.

Fausto avaliou o mercado da Segundona e analisou como o Belo pode abordar jogadores da divisão acima.

— O mercado da Série B vai começar a aquecer agora, com essa eletrizante rodada do fim de semana. Estão todos ansiosos para ver quais são os três times que vão subir. Então, os atletas vão começar a se movimentar. É uma escadinha… Quem está esperando o mercado de Série B pode ser que a coisa não aconteça. O que pode fazer com que olhem para a Série C. E teremos vagas abertas para estar oportunizando o que o mercado oferece — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Fausto Momente, diretor executivo de futebol do Botafogo-PB, avalia mercado da Série B — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O dirigente também falou sobre o monitoramento de atletas. Segundo a apuração do ge, o Botafogo-PB chegou a procurar os atacantes Henrique Dourado e Jô, nomes que o clube tem interesse. Porém, as negociações ainda não avançaram.

— Sabemos que a reta final do mercado agita bastante ele. Alguns jogadores, que estamos monitorando e foram citados (Jô e Henrique Dourado), ainda estão aguardando o mercado — comentou Fausto Momente.

Jô e Henrique Dourado interessam ao Botafogo-PB — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O Botafogo-PB terá um calendário recheado na próxima temporada. O clube disputa a Pré-Copa do Nordeste, o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp