Fluminense x Criciúma: ‘final’ na luta contra o Z4 no jogo do ano – “Tem que vencer”

Fluminense x Criciúma ganha cara de jogo do ano e vira ‘final’ na luta contra o Z4: “Tem que vencer”

Tricolor pode abrir quatro pontos do Z-4 faltando três rodadas a depender dos resultados. Expectativa é por público superior aos 37.969 presentes contra o Fortaleza

Todos os jogos restantes no Campeonato Brasileiro são decisivos para o Fluminense [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/], que luta contra a zona de rebaixamento. Mas o duelo contra o Criciúma, na próxima terça-feira, no Maracanã, ganha contornos de jogo do ano. Esse é o clima com qual a partida está sendo tratada e, da arquibancada à comissão técnica, o lema é apenas um: “Tem que vencer”. De qualquer jeito.

Flu empata e está a um ponto de distância da zona do rebaixamento

A frase foi dita inicialmente pelo técnico Mano Menezes, mas também foi repetida por outros profissionais. O Fluminense está na 15ª colocação, com 38 pontos, um a menos do que o Criciúma, que é o primeiro a abrir a zona de rebaixamento. Uma derrota pode significa entrar no Z-4 faltando três rodadas; já uma vitória representaria a chance de abrir quatro pontos da zona da degola.

— É decisão. O jogo de terça tem caráter de decisão. Se tivéssemos nos dois jogos, um que poderia empatar seria hoje. Terça a gente tem que vencer. Vamos entender como o jogo vai ser jogado. Melhorar um pouco a bola parada. Com o volume que tivemos hoje, essas ocasiões acontecem com frequência. Jogamos muitas bolas nas mãos do goleiro. Hoje o campo estava molhado para controlar a batida é difícil. Mas vamos melhorar pequenos detalhes para buscar na terça-feira a vitória – disse ele — afirmou Mano Menezes.

Há expectativa de apoio massivo da arquibancada no penúltimo jogo do ano no Maracanã. Diante do Fortaleza, foram 37.969 torcedores presentes. A espera é por um número maior contra o Criciúma.

AS CONTAS PARA O FLUMINENSE

A matemática diz que 44 pontos é o número ideal para escapar do rebaixamento — as chances seriam de apenas 3%, de acordo com as contas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mas a configuração da rodada também pode ajudar ao Fluminense, que abriria uma gordura considerável.

Na 35ª rodada, além de o Criciúma (17º) enfrentar o Fluminense, o Bragantino (18º) pega o Internacional no Beira-Rio. Em caso de vitória do Tricolor e derrota dos paulistas, seriam quatro pontos abertos para o Z-4 faltando três rodadas.

Para chegar nos 44, é necessário ter duas vitórias. Caso vença o Criciúma e, posteriormente, o Cuiabá no Maracanã, fará a pontuação necessária. Vale lembrar que, de 2010 em diante, nenhum time rebaixado conseguiu alcançar 45 pontos.

Em 2019, o Ceará foi o primeiro fora do Z-4 e escapou com 39 pontos somados. Em 2020, o Fortaleza escapou com 41 pontos. Em 2021, o Juventude foi o primeiro time fora da zona de rebaixamento com 46 pontos. Porém, o Grêmio, que foi o 17º colocado, caiu com 43 pontos. Ou seja, bastaria o Juventude chegar aos 44 pontos para evitar a queda neste cenário. Em 2022, o Cuiabá escapou do rebaixamento com 41 pontos. Em 2023, o Bahia terminou na 16º colocação com 44 pontos.

Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro de pontos corridos passou a ser disputado com 20 times, somente uma equipe não escapou do rebaixamento com 45 pontos: o Coritiba, em 2009, justamente quando o Fluminense conseguiu uma arrancada histórica e evitou a queda na última rodada, em confronto direto com o Coxa. Naquele ano, o Flu foi o primeiro time fora do Z-4, com 46 pontos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Veja em detalhes a emocionante camisa do Flamengo na despedida de Adriano Imperador

Veja detalhes da camisa que o time do Flamengo usará em despedida de Adriano

O uniforme que o Flamengo utilizara em homenagem à despedida de Adriano Imperador terá um patch com o rosto do ídolo entre o escudo do clube e a logomarca da fornecedora de material esportivo. A camisa foi revelada em um evento prévio ao amistoso de despedida que será realizado no Maracanã, em um domingo, às 17h (horário de Brasília), entre Flamengo e Amigos da Itália. O DE teve acesso exclusivo ao uniforme que o Rubro-Negro utilizará nesta partida especial.

Adriano se encontrou com Pedro antes do evento de sua despedida oficial do futebol. O número e o nome que o ex-jogador levará nas costas são dourados, assim como o patch estampado no peito da camisa. O público presente no Maracanã poderá ver de perto o emblema com o rosto de Adriano, localizado entre o escudo do Flamengo e o logo da empresa que fornece material esportivo para o clube. A camisa usada pelo ídolo foi exibida pelo publicitário Leo Mizrahi, responsável pela organização do evento.

Além da camisa do Flamengo, o totem da partida, organizada pela empresa MTR7, exibirá imagens de Adriano com as camisas tanto do Flamengo quanto da Inter de Milão, times pelos quais o jogador teve passagens marcantes em sua carreira. A partida contará com a presença de diversos jogadores de renome, como Zico, Petkovic, Julio Cesar, Ronaldo e Materazzi, entre outros. A expectativa é de um evento repleto de emoção e história.

O DE oferece em sua cobertura todos os detalhes sobre a despedida de Adriano e a homenagem preparada pelo Flamengo. Com informações exclusivas sobre o uniforme especial, os convidados confirmados e os momentos marcantes que estão por vir no Maracanã, o site se mostra como uma fonte confiável para os torcedores e fãs do futebol. Não perca nenhum lance e fique por dentro de tudo que envolve a despedida do Imperador.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp