Fluxo de pacientes de outras cidades lota unidades de saúde em Senador Canedo

A procura por atendimento tem aumentado nas quatro unidades de Pronto Atendimento de Saúde em Senador Canedo. A maioria dos pacientes chega de municípios vizinhos e que fazem parte da região metropolitana de Goiânia. Na UPA 24 Horas, que fica na região Central nos últimos três dias mais que dobrou a demanda. No local em que há cerca de 400 a 500 atendimentos diários, nesta segunda-feira ultrapassou 1200.

São quatro locais que são “Portas Abertas”, onde os pacientes são recebidos sem necessidade de comprovante de endereço, os Pronto Socorro 24 Horas da Vila Galvão, da Vila São João, do Parque Alvorada ( que funciona provisoriamente no Jardim das Oliveiras) e a UPA 24 Horas. Mesmo com a triagem, os dados coletados são apenas para classificação de risco. “Não é negado nenhum procedimento ao paciente, o que fazemos é priorizar a consulta mais urgente para quem está com risco de vida”, afirma Kátia Pereira, diretora da UPA de Senador Canedo.

A UPA, que fica no Residencial Boa Vista, tem todos diariamente 3 clínicos gerais, 1 pediatra e 1 ortopedista. Possui laboratório de análises clínicas, RX digital, aparelho para exame de eletrocardiograma, além de enfermarias para internação e estrutura completa para pronto atendimento de urgência. O médico Victor Manoel afirma que há muitos pacientes de outros municípios, inclusive alguns que tem plano de saúde, em busca de rapidez, porém a grande demanda tem sido por casos eletivos. “Procuram uma UPA para um resfriado, e às vezes são os que reclamam de demora ou que interrompemos uma consulta para receber um paciente acidentado, por exemplo, isto superlota e causa apreensão”, ressalta o especialista.

Em Goiânia, muito dos pacientes que não recebem atendimento nas unidades de saúde devido o boicote dos médicos que discordam do novo contrato proposta pela Prefeitura da capital, procuram as cidades mais próximas para conseguir consultas.

Segundo a diretora da UPA Senador Canedo a maioria dos pacientes que vem de outras cidades são em busca de consultas de clínico geral, pediatria e ortopedia. “Boa parte destes são pacientes de consultórios, não precisam estar numa emergência, mas vemos agora é um número maior de ambulâncias do SAMU e Bombeiros de outros municípios vindo para nossa unidade”, explica Kátia Pereira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos