FMI mantém foco na estabilidade econômica e apoio a países frente às mudanças climáticas: diretrizes de Trump em pauta.

fmi-mantem-foco-na-estabilidade-economica-e-apoio-a-paises-frente-as-mudancas-climaticas3A-diretrizes-de-trump-em-pauta

O Fundo Monetário Internacional manterá seu foco na estabilidade econômica e trabalhará para apoiar os países que enfrentam os impactos das mudanças climáticas, conforme declarou a diretora-gerente Kristalina Georgieva em uma coletiva de imprensa durante as reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial. Ela ressaltou que as diretrizes do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, serão discutidas com representantes dos 190 membros do Fundo.

Bessent destacou a importância de que o FMI e o Banco Mundial retornem às suas missões principais de estabilidade macroeconômica e desenvolvimento, argumentando que houve um desvio para questões como mudanças climáticas e inclusão que impactaram sua eficácia. As orientações do secretário estão alinhadas com os esforços da administração Trump para reverter políticas climáticas e de gênero do governo Biden, incluindo a ampliação de empréstimos do Banco Mundial para energia fóssil e nuclear.

Georgieva salientou que as mudanças climáticas podem ter impacto na política macroeconômica de alguns países. Ela explicou que o FMI não é especializado em questões climáticas, mas sim em identificar políticas eficazes diante de desafios como desastres naturais. A diretora-gerente também afirmou que o financiamento lançado em 2022 para lidar com mudanças climáticas, pandemias e outros desafios representa uma pequena parte do total do FMI e ressaltou que as políticas da organização são decisões de seus membros.

A eficiência do FMI e do Banco Mundial em termos de custo foi outro ponto abordado, com Georgieva concordando com a necessidade de manter os gastos sob controle. Ela ressaltou que o orçamento do FMI não sofreu alterações significativas ajustadas pela inflação nos últimos 20 anos. A diretora-gerente enfatizou que as decisões sobre políticas e diretrizes dessas instituições cabem aos membros, reforçando a importância da confiança mútua entre as organizações e os países representados.

A preocupação com a estabilidade econômica e o apoio aos países impactados pelas mudanças climáticas permanecem como prioridades para o FMI. A implementação de políticas eficazes diante desses desafios requer um constante alinhamento entre os membros e a organização, visando o desenvolvimento e a estabilidade global. A transparência e o diálogo entre as partes são fundamentais para garantir a eficácia e a eficiência das ações do Fundo Monetário Internacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp