Albânia, Namíbia e Índia suspenderam a importação total de aves do Brasil. Mais de 20 países ou blocos já paralisaram completamente as compras de carne de aves brasileiras. O Governo espera uma rápida resolução e está em negociações para reduzir as restrições.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que Albânia, Namíbia e Índia se juntaram à lista de países que interromperam a importação de carne de aves brasileiras. Isso ocorreu em decorrência da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Por sua vez, Angola optou por impor restrições apenas às remessas provenientes do estado gaúcho. Com a nova atualização, 24 países ou blocos suspenderam totalmente as compras de carne de aves do Brasil, incluindo China, União Europeia, México, entre outros.
Além disso, outros 17 países mantêm a suspensão apenas para o Rio Grande do Sul, como Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, entre outros. Emirados Árabes Unidos e Japão adotaram restrições específicas apenas para o município de Montenegro.
O impacto da gripe aviária está pressionando os preços do frango e acendendo um alerta na economia, conforme avaliação de especialistas. O Mapa continua em diálogo com os serviços sanitários dos países importadores, fornecendo informações técnicas de forma eficiente e transparente para garantir a segurança sanitária e permitir a retomada das exportações o mais breve possível.