Foguete chinês descontrolado deve atingir a terra

Objeto pesa 20 toneladas e pode cair em áreas habitadas do planeta.

Um foguete lançado ao espaço pela China em abril, está em uma rota descontrolada e deve reentrar na atmosfera terrestre neste sábado (08), e tem preocupado o Comando Espacial dos Estados Unidos da América, que temem uma possível queda em região povoada do planeta. A nave foi utilizada no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, para a construção de uma estação espacial que deve ser concluída no final de 2022.

Segundo o órgão dos Estados Unidos, não é possível saber exatamente qual será o ponto de entrada do lixo espacial na atmosfera até pouco tempo antes da colisão, mas que o esperado é que o objeto de cerca de 20 toneladas caia entre Nova York, Madri e Pequim, e entre o Chile e Nova Zelândia. Se as previsões se confirmarem, o objeto deve atingir uma área habitada da terra.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Os destroços são um pedaço do foguete Long March 5B, que foi usado recentemente para enviar à órbita o módulo Tianhe, o primeiro da futura estação espacial chinesa. O lançamento foi um sucesso, mas o estágio principal do foguete, que é descartado na subida, não se comportou como planejado. A expectativa agora é de que ao menos parte dos destroços sejam destruídos na entrada na atmosfera.  Radares militares dos Estados Unidos estão rastreando o objeto.

Tags: