A Folha de S. Paulo publicou por engano a morte da rainha Elizabeth II na manhã desta segunda (11) e se tornou meme nas redes sociais. O erro foi reconhecido pelo jornal por meio de uma nota publicada no próprio site. No comunicado, o diário explicou que o texto sobre o falecimento se tratava de uma matéria pré-pronta a respeito do assunto.
“É de praxe no jornalismo preparar com antecedência textos acerca de cenários possíveis e/ou prováveis, como a morte de líderes mundiais, celebridades e pessoas públicas”, justificou a Folha lamentando o ocorrido causado por uma falha técnica e informando que o conteúdo foi retirado do ar.
Pelo Twitter, os internautas se divertiram com a fama de imortal da monarca inglesa de 95 anos a quem chamam carinhosamente de “Betinha”. Um dos usuários utilizou uma máxima do mundo da internet para resumir a situação: “Rainha Elizabeth morreu, mas passa bem”. Outra internauta chamou atenção para a data em que o texto deverá ser utilizado. “A Folha de São Paulo acabou de matar a rainha Elizabeth em algum dia”, postou.
Urgente🚨
Segundo a Folha de SP a Rainha Elizabeth II morreu, mas passa bem.
— Elainne Faria🇧🇷 (@Elainnefaria1) April 11, 2022
A rainha Elizabeth II segue vivíssima
já o olavo…— Kuriá Dantas (@kauauriahh) April 11, 2022
A Folha de SP matou a Rainha Elizabeth II. kkkkk É bem capaz de a monarca durar mais que esse panfleto.
— Bernardo P Küster LIVRE (@bernardokuster2) April 11, 2022
A Rainha Elizabeth II acordando e descobrindo que o Jornal Folha matou ela pic.twitter.com/zuasFgN79h
— Wellington Oliveira (@well_author) April 11, 2022