Press "Enter" to skip to content

Fontes radiotivas de césio 137 furtadas de mineradoras são encontradas

Última atualização 10/07/2023 | 18:05

A Polícia Civil de Minas Gerais anunciou na tarde desta segunda-feira, 10, que as duas caixas possuindo césio 137 (CS-137), furtadas da empresa AMG Brasil, em Nazareno, Minas Gerais, foram econtradas e estão sob investigação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A corporação explicou que a análise estão em desenvolvimento, de forma sigilosa, para a completa averiguação do caso. De acordo coma assessoria da CNEN, as caixas foram localizadas em uma empresa de sucatas de São Paulo (SP), a cerca de 432km do local onde foram levadas.

Segundo comunicado da AMG Brasil, os equipamentos encontrados em um estabelecimento comercial que realiza revenda de sucatas no Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a empresa, serão levados à AMG Brasil conforme as orientações e diretrizes de manipulação e segurança definidas pela CNEN.

A AMG Brasil relatou que está sendo contuzida investigação interna, a fim que sejam esclarecidos os fatos, e sejam empregadas medidas de melhoria e diminuição de riscos em ligação aos processos internos de controle.

Relembre o caso

De acordo com a mineradora, os equipamentos sumiram no dia 29 de junho. Logo que perceberam, ele chamaram os policiais, abriram um boletim de ocorrência e ligaram para os órgãos de fisalização. Policiais civis e militares de meio ambiente, fizeram uma busca com detectores de radiação em mais de 300 hectares da empresa.

De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), essas fontes são duplamente encapsuladas com aço inoxidável e blindadas externamente em aço inox, resistente ao impacto.