Força do agro brasileiro é destaque durante visita de Caiado a feira no Rio Grande do Sul

A modernização do agronegócio foi destacada pelo governador Ronaldo Caiado durante passagem, na manhã desta segunda-feira ,04, pela 24ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. A convite da organização, Caiado visitou os estandes e trocou experiências sobre o desenvolvimento do agro na Região Sul. “Aqui temos uma agricultura de precisão que é referência, os maquinários mais modernos e tecnologia de ponta que é exportada para todo o Brasil”, afirmou.

Durante a solenidade de abertura, Caiado apresentou iniciativas de sucesso em Goiás, caso da Plataforma Ipê, que permitiu a simplificação da emissão de licenças ambientais, e do programa Estadual de Bioinsumos, criado em 2021. “Nós já temos 13 fábricas de bioinsumos instaladas em Goiás, produzindo de forma sustentável”. O governador também lembrou da relevância do agro brasileiro para o Produto Interno Bruto. Em 2023, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, sendo que a alta foi puxada principalmente pela agropecuária que teve recorde de 15,1%.

O governador ainda falou sobre atualizações na legislação sobre construção de barragens, acesso a financiamentos, seguro rural e resultados da economia. “Goiás cresceu 6,1% no ano passado”, disse ao citar o desempenho do estado de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) no ano de 2023, divulgado pelo Banco Central (BC), o maior nível em 13 anos. A média nacional no mesmo período foi de 2,4%.

A Expodireto Cotrijal

Um dos maiores eventos de agronegócio do mundo, a Expodireto Cotrijal reúne 577 expositores em uma área de 131 hectares. A expectativa é receber 320 mil visitantes até o final da programação, na sexta-feira ,08. “Nós realizamos a organização com muito carinho e dedicação, para que tenhamos um palco em busca da informação, da tecnologia, inovação e oportunidade de negócios”, projetou o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), Nei César Manica. Na última edição, a feira movimentou R$ 7,04 bilhões em negócios.

Além de Caiado, também participaram da cerimônia autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, e o governador Eduardo Leite, que elogiou as ações desenvolvidas em Goiás. “Caiado traz aqui um exemplo de como a capacidade de produzir e gerar riqueza vem do empreendedorismo, alavancado na medida em que o poder público garante segurança, empréstimos e estradas que permitem escoamento”, explicou.

Exportações

Goiás encerrou o ano de 2023 com arrecadação de US$ 12,1 bilhões em vendas externas de produtos agrícolas, com 21,9 milhões de toneladas exportadas. O produto mais comercializado é a soja, com 62,5% de participação nas exportações. Nesse sentido, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que pretende continuar trabalhando pela abertura de mercados. “Foram 20 missões institucionais lideradas recentemente pelo Ministério da Agricultura e que resultaram, até esse momento, em 96 novos mercados abertos para a agropecuária brasileira”, salientou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos