Press "Enter" to skip to content

Força Nacional é enviada ao Acre para bloquear entrada de estrangeiros

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada nesta quinta-feira, 18, autoriza o emprego da Força Nacional no Acre para auxiliar “nas atividades de bloqueio excepcional e temporário de entrada no País de estrangeiros, em caráter episódico e planejado”. A autorização é válida por 60 dias e pode ser prorrogada.

A portaria foi publicada devido ao aumento da tensão na cidade acreana de Assis Brasil, onde imigrantes, em sua maioria haitianos, tentam atravessar para o Peru, cujas fronteiras estão fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na terça-feira, 16, o governador do Acre, Gladson Cameli, decretou situação de emergência no estado. Além da questão migratória em Assis Brasil, o Acre enfrenta surto de dengue, cheias nos rios e falta de leitos de UTI para tratamento de pacientes de Covid-19.

No domingo, 14, um grupo de imigrantes com cerca de 400 pessoas deixou os abrigos que ocupavam em Assis Brasil e se concentraram na Ponte da Integração, na fronteira com o Peru. Os imigrantes tentavam deixar o país, mas foram barrados pelas autoridades peruanas.

Já na terça-feira, 16, os imigrantes enfrentaram a polícia peruana e invadirem a cidade de Iñapari, no lado peruano da fronteira. Depois de confronto, o grupo foi reunido pelos policiais peruanos e mandados de volta para Assis Brasil. Parte do grupo aceitou voltar para os abrigos cedidos pela prefeitura, mas alguns imigrantes seguem ocupando a Ponte da Integração.