Press "Enter" to skip to content

Força-tarefa combate a pirataria digital em Goiás e outros nove estados

Nesta quinta-feira, 5, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de 10 estados deflagraram a segunda fase da Operação 404. A operação, que tem o objetivo de combater a pirataria digital, conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, foi determinado o bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming. Tais aplicativos transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal.

A Justiça também determinou a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais. Com a medida, os sites ilegais deixam de constar em buscadores na internet.

A investigação apontou que os suspeitos capturavam e realizavam a retransmissão ilegal de conteúdo por meio de assinaturas. O grupo também faturava por meio da veiculação de propagandas em sites piratas. Muitos sites apresentavam servidores em outros países. A estimativa do governo é que 4,2 milhões de lares tenham acesso a esse tipo de conteúdo.